O final de semana foi agitado no futebol nacional. Faltando pouco mais de 2 meses para o fim da temporada, as três divisões do Campeonato Brasileiro estão chegando ao fim e muitos times traçam seus destinos. Na parte de cima da tabela, o São Paulo está a um ponto do inédito pentacampeonato do país. Depois da vitória por 2 a 1 em Recife, contra o Sport, o tricolor abriu 15 pontos de vantagem para o Santos, vice-líder. Na quarta-feira, o adversário será o já rebaixado e lanterna América-RN. A promessa é de Morumbi lotado, com mais de 60 mil torcedores. O empate garante o caneco para o São Paulo.
Já do outro lado da tabela, o Juventude complicou muito sua situação. Jogando em casa, o time gaúcho não passou de um empate por 2 a 2 com o Botafogo e está 9 pontos de sair da zona de rebaixamento. Faltando cinco rodadas para o fim do Brasileirão, o Ju é figurinha quase carimbada para atuar ao lado do América-RN e mais dois clubes na Segunda Divisão.
Pela Série B, a torcida do Coxa (foto destaque) está cada dia mais aliviada. No sábado, o clube paranaense venceu o Grêmio Barueri jogando fora de casa pelo placar mínimo. Faltando apenas 6 rodadas para o fim da segundona, o Coritiba abriu 12 pontos de diferença para o 5º colocado e pode garantir o acesso à elite caso empate com o Vitória no sábado. Enquanto isso, Ituano e Remo não reagem na competição e devem disputar a Série C de 2008. O clube paraense está oito pontos de distância do 16º colocado. Já o time paulista tem uma situação pior. A desvantagem para o São Caetano de 12 pontos e o rebaixamento são praticamente irreversíveis, já que restam apenas 18 pontos a serem disputados.
Na Terceirona, a briga pelo acesso promete até as últimas rodadas. Mas Bragantino, ABC-RN e Bahia iniciaram bem o octagonal e são favoritos para jogar a Série B do ano que vem. Já o Barras e Nacional-PB fazem péssimas campanhas e por enquanto não demonstram alguma reação.
A certeza é que a partir da próxima rodada de cada divisão, muitos times vão traçar seus destinos no cenário nacional, a começar pelo São Paulo na quarta-feira.
Foto: Franklin de Freitas
Labels: ABC-RN, América-RN, Bahia, Barras, Bragantino, Coritiba, Ipatinga, Ituano, juventude, Nacional-PB, Remo, série b, Vitória-BA, Zona de Rebaixamento
Mesmo com atraso, este post não poderia faltar. Há uma década, o mundo ficou órfão de um dos maiores gênios que o futebol já presenciou. No dia 25 de outubro de 1997, Diego Armando Maradona fazia a sua última partida como profissional. E para ser melhor, num superclássico entre Boca e River no La Bombonera, vencido pelos xeneizes por 2 a 1. O camisa 10 participou apenas do primeiro tempo, e foi sacado no intervalo porque não agüentava mais se arrastar em campo devido ao desgaste físico, problemas com alcoolismo e drogas. E o resultado não poderia ser outro: foi flagrado no exame anti-doping.

"Nápoli tem de belo três coisas: o Golfo, o Vesúvio e... Maradona"

Jogando na Ucrânia, os Diabos Vermelhos começaram levando pressão nos minutos iniciais. Mas aos 10 minutos, Ferdinand (foto destaque) de cabeça abriu o marcador após falta cobrada por Ryan Giggs. O segundo gol não demorou a sair. Logo aos 18 minutos, Cristiano Ronaldo iniciou a bela jogada e tocou para Wes Brown. O zagueiro cruzou para a área e Rooney finalizou para ampliar o marcador.
Definitivamente não foi uma vitória convincente. Com mais de 85 mil presentes no Maracanã, o Brasil só foi construir a goleada de 5 a 0 no fim do jogo. Os primeiros 45 minutos foram muito ruins, com a posse de bola maior para os equatorianos. A seleção brasileira tinha dificuldade para chegar ao ataque e o único gol da etapa inicial começou nos pés de Robinho. O atacante deu um lindo passe para Maicon. O lateral se desvencilhou do adversário com um simples toque na bola dando um “drible da vaca” e tocou para o meio da área. Vágner Love com o gol vazio só teve o trabalho de estufar as redes: 1 a 0 Brasil.
No jogo dos desesperados no Maracanã, o Vasco levou a melhor. Os dois alvinegros cariocas fizeram uma boa partida, com várias chances para cada lado. Apontados como os melhores times do Rio no início do Brasileiro, atualmente os dois vivem suas piores situações. O Botafogo mergulhado em uma crise sem fim contou com a reestréia de Cuca no comando técnico, enquanto os comandados de Celso Roth acabaram com uma seqüência de 9 jogos sem saber o que era uma vitória.
Afastado dos gramados há quatro meses por uma contusão no tornozelo direito, o atacante Romário treinou esta tarde no São Januário e poderá reforçar o Vasco para a próxima partida do Brasileiro. O clube que está no México para encarar o América pela Copa Sul-Americana, retorna ao Rio na quinta-feira. Assim, o técnico Celso Roth saberá se o Baixinho tem ou não condição de encarar o Botafogo no domingo.
Na briga para não cair para a Série B, vários times não fizeram feio e venceram seus jogos. Como de costume em todos os Brasileiros, é sempre na reta final que os clubes ameaçados iniciam suas respectivas reações. Na 30ª rodada, Corinthians, Internacional, Atlético-MG, Figueirense, Náutico e Atlético-PR triunfaram e correm contra a queda.

Sem dúvida nenhuma, foi o melhor jogo da quarta-feira. Os italianos, com poucos jogadores conhecidos mostraram muita força atuando dentro de casa e pressionaram bastante os merengues. Mas foi o Real quem saiu na frente. Logo aos 8 minutos de jogo, Sneijder cobrou falta pela esquerda e o artilheiro Van Nistelrooy tocou de canela no canto direito do goleiro: 1 a 0 Real Madrid. A Lazio não se abateu e partiu pra cima em busca do empate. A defesa dos blancos não passava segurança e não demorou muito para o jogo voltar a igualdade. Aos 32 minutos, o atacante Pandev recebeu a bola livre na esquerda após cabeçada de Stendardo e sem deixar cair chutou de perna esquerda no ângulo de Casillas. Um golaço: 1 a 1 (foto destaque). Até o fim da primeira etapa, as duas equipes esfriaram e as chances de gols diminuíram.
