Friday, October 26, 2007

Uma década sem o Deus Argentino!

Mesmo com atraso, este post não poderia faltar. Há uma década, o mundo ficou órfão de um dos maiores gênios que o futebol já presenciou. No dia 25 de outubro de 1997, Diego Armando Maradona fazia a sua última partida como profissional. E para ser melhor, num superclássico entre Boca e River no La Bombonera, vencido pelos xeneizes por 2 a 1. O camisa 10 participou apenas do primeiro tempo, e foi sacado no intervalo porque não agüentava mais se arrastar em campo devido ao desgaste físico, problemas com alcoolismo e drogas. E o resultado não poderia ser outro: foi flagrado no exame anti-doping.
Nestes últimos dez anos Maradona conviveu com idas e vindas aos hospitais, e quase resultou em uma fatalidade. Em meados do ano passado, o ex-jogador passou vários dias internado, causando comoção nos argentinos, que fizeram vigília na porta do hospital.
Mas mesmo assim, não tem como falar de futebol sem relembrar de Maradona. Com apenas 1,67m, e longe de ser franzino, o meia tinha uma habilidade fenomenal com a bola (foto ao lado). A polêmica do melhor do mundo entre Pelé e Maradona até hoje existe e é saudável. Em geral, o brasileiro vence a disputa e é considerado inalcançável no futebol. Mas Diego só faltou fazer chover jogando pelo Nápoli e na Copa da 1986. Atuando no México, o jogador carregou a Argentina nas costas e faturou o bi (foto destaque). Pelé foi muito importante no Tri em 70 para o Brasil, mas tinha ao seu lado Tostão, Jairzinho, Carlos Alberto Torres e outros. Já o hermano tinha Burruchaga e cia.
Até a transferência do Maradona para o Nápoli (foto abaixo), o clube italiano era considerado pequeno no país. Foram necessárias 4 temporadas para a torcida napolitana comemorar 5 títulos. Os dois únicos campeonatos italianos do clube (1987 e 1990), uma Copa da Itália (1990), uma Supercopa Italiana (1990) e uma Copa da UEFA (1989). Depois de sua saída, o time de Nápoles chegou na terceira divisão, mas está de volta à elite do Calcio. O carinho da torcida era tanto (foto destaque abaixo), que muitos torceram a favor dos argentinos na Copa de 1990, causando discriminação de outros torcedores.
Conhecido como “El Pibe de Oro”, ainda faturou um Torneio Metropolitano da Argentina em 1981 pelo clube do coração: Boca Juniors. E entre 1983 e 84, venceu uma Copa do Rei, um Campeonato Espanhol e uma Supercopa da Espanha atuando pelo Barcelona.
O fato é que Maradona tinha um poder de decisão impressionante, maior que Pelé. Mesmo jogando em outra época, com o futebol sem tanta exigência na parte física e tática, o “Deus” argentino teria seu lugar no futebol de hoje com certeza. Gênios como Garrincha, Puskas, Maradona, Pelé, Beckenbauer não nascem da noite pro dia. E o mundo sente falta de talentos preciosos como “El Pibe de Oro”.

"Nápoli tem de belo três coisas: o Golfo, o Vesúvio e... Maradona"

Confira o vídeo abaixo com algumas jogadas de Maradona ao som de Rodrigo (cantor que homenageia o atacante):




Fotos: http://www.vivadiego.com/inapoli.html

Labels: , , , , , ,

8 Comments:

Blogger Vinicius Grissi said...

Vou repetir o que escrevi em todos os blogs que postaram sobre o assunto: um gênio dentro, mas um péssimo exemplo dentro e fora dos gramados!

Sunday, October 28, 2007 6:24:00 AM  
Blogger Filipe Araújo said...

3 destaques:

1- Discordo completamente do "péssimo exemplo". Diego é exemplo sim. Da insatisfação com aqueles que oprimem, desrespeitam e desvalorizam os mais fracos. Fez tudo o que fez e foi o primeiro a admitir qualquer tropeço. La pelota no se mancha!!!!
2- Tol, o jogo foi no Monumental e não na b......
3- El potro Rodrigo!! oleee olee olee oleeeee diegoooooo diegooooooo!! jejejeje...

abrazo!!

Sunday, October 28, 2007 6:09:00 PM  
Blogger Arthur Virgílio said...

Infelizmente não tive a oportunidade de vê-lo atuar, mas pelos vídeos, o hermanito jogava muito.

Monday, October 29, 2007 5:48:00 AM  
Blogger Net Esportes said...

concordo com o Vinicius, grande jogador com péssima conduta fora de campo........

Monday, October 29, 2007 6:48:00 AM  
Blogger Vinicius Grissi said...

2 a 1 pra mim Felipe. Foi mal!
kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Monday, October 29, 2007 12:19:00 PM  
Blogger Filipe Araújo said...

jajajaja....
lamentável!!!

o que seria uma ótima conduta?

fazer média? se omitir? negar o reconhecimento a uma filha, mesmo depois de vê-la falecer? ou, para ficarmos apenas no "esporte" comentar uma decisão de copa do mundo, envolvendo a seleção brasileira, usando uma gravata com a bandeira norte-americana estampada?

bem....fico com as loucuras (porém verdadeiras) de Diego.

Sou um bom perdedor! jejeje

abrazos!!

Monday, October 29, 2007 2:25:00 PM  
Blogger Alexei Fausto said...

Pô, acho que o "poder de decisão" maior que Pelé, é bem discutível, afinal, em 58, um moleque (moleque mesmo) de 17 anos foi lá e decidiu a Copa do Mundo. Ele pode ter sido mais decisivo para a Argentina ganhar que o Pelé foi, aí sim...

Em termos de plasticidade tudo bem, o jogo do Maradona é mais plástico.

E sobre a Copa de 86, o Garrincha em 62 jogou por ele e por Pelé, e convenhamos, é MUITA coisa, dizem que foi a maior copa de um jogador de todos os tempos e acho que é bem possível... Afinal, Garrincha é Garrincha...

Mas não acredito nessa de "ganhou a copa sozinho", afinal, ele(s) não estava(ão) debaixo das traves, não roubava(ão) bola...

Tuesday, October 30, 2007 6:04:00 AM  
Blogger Alexei Fausto said...

desculpe, me empolguei, estavam e roubavam com m...

Tuesday, October 30, 2007 6:06:00 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home