Thursday, November 29, 2007

Ele resolve mesmo!

Na última rodada da Série C do Brasileirão que se encerrou ontem, duas vagas ainda estavam em aberto, com quatro equipes ainda na disputa: ABC-RN, Vila Nova-GO, CRAC-GO e Atlético-GO.
O Atlético-GO precisa apenas da vitória contra o lanterna Barras, mas acabou sendo derrotado por 2 a 1. Sorte do ABC, que venceu o campeão Bragantino e assegurou uma das vagas.
Atuando em casa, o Vila só dependia dele para o acesso. E com a boa presença de seus torcedores, o alvirubro despachou o Nacional-PB por 3 a 0, garantindo o retorno à Série B. O destaque do jogo e como sempre foi o matador Túlio Maravilha (foto destaque). O camisa 7 marcou por duas vezes e se tornou o goleador da Série C, com 27 gols. Com isso, o atacante conquista pela quinta vez o título de artilheiro do Brasileirão. Pela Série A, Túlio venceu em 1988 e 89 pelo Goiás; e 1995 pelo Botafogo. Já em 2002, foi a vez de ajudar o Brasiliense na campanha do título da mesma Terceirona que venceu desta vez.
Com 813 na carreira e 38 anos, o atacante nem pensa em parar. E jogando por times com menor expressão do futebol nacional, o objetivo de igualar Romário e Pelé na marca de 1000 gols segue firme.

Foto: Site Oficial Vila Nova-GO - www.vilanova.esp.br

Labels: , , ,

Sunday, November 25, 2007

Recife faz bem aos times do Sul
Dois anos após a inesquecível Batalha dos Aflitos, quando o Grêmio bateu o Náutico por 1 a 0 com sete jogadores em campo, outro time do Sul teve o gostinho de voltar à Série A com uma vitória dramática jogando em Recife.
Enfrentando o já rebaixado Santa Cruz no Arruda, o Coritiba dependia somente dele para garantir o título da Série B. O time saiu na frente com gol do bom zagueiro Henrique. Mas na etapa final, o tricolor pernambucano conseguiu a virada com gols de Nildo e Max. Nesta altura do campeonato, a equipe jovem do Ipatinga garantia o caneco com a goleada de 5 a 2 pra cima do Paulista, no Jaime Cintra. Faltando menos de 7 minutos para o término do jogo, o Coxa igualou o marcador com o jovem Keirrison. O resultado ainda garantia o título ao time mineiro, mas o inacreditável aconteceu. Já no fim dos acréscimos, o time paranaense conseguiu uma virada história em um bate-rebate dentro da pequena área. Mesmo no chão, o jogador Henrique Dias (foto acima) conseguiu tocar no canto esquerdo do gol do Santa, marcando o gol: 3 a 2 para o Coritiba.

Festa dos torcedores alviverdes no estádio do Arruda (foto acima), nas ruas de Curitiba (foto ao lado) e em todos os cantos do país. O Coxa garantiu o segundo título nacional de sua história quase centenária e volta à elite de cabeça erguida. E não poderia ser em lugar melhor: na capital pernambucana, palco da última decisão dramática do futebol brasileiro. Parabéns Coritiba e toda a nação Coxa Branca!






Fotos: Gazeta do Povo - Valterci Santos / Rodolfo Bührer / Daniel Castellano

Labels: , , , , ,

Tuesday, November 20, 2007

Raio X da Série B 2007 – Parte II

Com um pouco de atraso, mas em tempo de analisar o retrospecto dos últimos 10 clubes que disputaram a Segundona. No retrospecto final, 12 acertos e 8 erros. Um desempenho regular se for pensar pelo lado da grande disputa que é jogar a Série B. Como sempre, um campeonato mais “pegado” e nivelado. E levando-se em conta que dos 20 palpites da Revista Placar – principal revista nacional no ramo futebolístico -, apenas 7 foram certos, o meu desempenho foi bom.

*Ituano: Vai brigar pra não cair (não foi bem no Campeonato Paulista).

ACERTO! O time de Itu volta à Série C depois de 5 anos. Com um elenco fraquíssimo, a equipe paulista permaneceu as últimas 20 rodadas na lanterna da competição. Sem nenhum planejamento na competição, deverá amargurar a Terceirona por um bom tempo

*Marília: Vai brigar pra não cair (não foi bem no Campeonato Paulista).

ERRO! Surpreendemente, o MAC foi uma grande surpresa da Série B. Após começar o torneio com 6 pontos perdidos no STJD, a equipe deu a volta por cima e ficou por várias rodadas no G-4. Assim como Brasiliense e Criciúma, o gás foi acabando na reta final e o time estacionou na 5ª colocação. O destaque foi o meia Fabiano Gadelha, que fez boas partidas ao longo da Segundona.

*Paulista: Poderá brigar pelo acesso, mas perdeu a comissão técnica dos últimos 3 anos.

ERRO! A competição foi desastrosa para o Paulista. Sem contratações, a equipe de Jundiaí contou com a experiência de Rodrigo Fabri para tentar algo na competição. E de nada adiantou. Faltando uma rodada para o encerramento, o time permanece na zona de rebaixamento e precisa vencer o Ipatinga em casa na última rodada, além de contar com algum tropeço. Triste temporada para quem disputava o G-4 nas últimas edições.

*Ponte Preta: Poderá brigar pelo acesso, mas vai ter que manter o elenco que já começou a se desmanchar.

ACERTO! A Ponte até lutou por algo na competição, mas sem manter as principais peças do time, foi impossível. Oscilando bons e maus momentos, o time campineiro empatou demais – 13 vezes - e deixou vários pontos fáceis escaparem no Moisés Lucarelli.

*Portuguesa: Candidato ao acesso (conta com o técnico "Rei do acesso" - 12 em toda carreira).

ACERTO! É muito bom ver um time da tradição da Portuguesa de volta à Série A (foto destaque). E não poderia ser de outra forma: uma volta por cima após anos de muita incompetência nas respectivas administrações. O time ao comando de Vagner Benazzi atropelou vários adversários na reta final, com o bom futebol de vários jogadores, como o meia Diogo, os laterais Leonardo e Joãozinho, além do goleiro artilheiro Tiago.

*Remo: Briga pra não cair, com uma comissão técnica que ainda não agrada os próprios torcedores.

ACERTO! Depois da volta à Série B em 2006, o clube paraense não aprendeu a lição e vai se juntar ao arqui-rival Paysandu na disputa da Série C de 2008. Apostando em jogadores rodadas como o goleiro Danrlei, a equipe foi facilmente superada tanto em casa quanto fora. Péssima temporada para um clube médio do futebol brasileiro.

*Santa Cruz: Deverá figurar apenas na competição, depois de um péssimo estadual.

ERRO! Foi pior do que eu imaginei. Mesmo com um desempenho desastroso no Pernambucano, achei que a força da torcida faria diferença no Arruda. A média de público superior à 20 mil torcedores não foi suficiente para manter o clube, tradicional no futebol brasileiro. O veterano Marcelo Ramos se mandou no meio do caminho para o Atlético-PR após marcar 10 gols. O único que se salvou nessa campanha.

*Santo André: Briga pra não cair. Tem uma equipe limitada e caiu com a lanterna no Paulistão.

ACERTO! Na penúltima rodada, o Santo André conseguiu sair da zona de rebaixamento. Mas mesmo assim, o risco de queda ainda existe. Por mais da metade da competição, o time do ABC conviveu com a queda de perto e precisa vencer seu último jogo para não ter uma temporada pífia.

*São Caetano: Candidato ao acesso e título, depois de um brilhante vice no Paulistão.

ERRO! O Azulão foi pior do que eu esperava. O elenco foi se desmanchando aos poucos, após o vice no Paulistão. O técnico Dorival Júnior, os jogadores Somália, Thiago Martinelli e Val Baiano saíram antes mesmo do início. Assim, o clube nem almejou o sonho da volta à Série A em momento algum.

*Vitória: Candidato ao acesso, devido aos reforços e a tradição centenária.

ACERTO! O time não era isso tudo, mas a tradição e a força da torcida fizeram a diferença. O rubro-negro baiano está de volta à elite após 4 anos. O goleador Joãozinho marcou 18 gols e colocou o Vitória aonde merece estar: na Primeira Divisão do Brasileiro (foto destaque).

Fotos: Sites oficiais da Portuguesa e Vitória: www.portuguesa.com.br; e www.ecvitoria.com.br

Labels: , , , , , , , , ,

Friday, November 16, 2007

Raio X da Série B 2007 – Parte I

Apenas duas rodadas separam os 20 clubes do fim da temporada de 2007. Mas pouca coisa deve se alterar na tabela de classificação da Série B. As quatro vagas para a elite do futebol nacional já estão garantidas, e dois times já caíram. Falta apenas definir quem vai se juntar ao Ituano e Remo na disputa da Terceirona do ano que vem. No dia 12 de maio, fiz um post especial da Série B, analisando brevemente o que cada time poderia almejar no campeonato, e o principal destaque. Seis meses após os palpites, volto a analisar os acertos e erros. Isso em duas edições, sendo 10 times por dia.

*Avaí: Deverá figurar apenas na competição na parte intermediária da tabela.

ACERTO! O time catarinense atualmente na 13ª colocação oscilou entre o 12º e 20º posto. Com 48 pontos, necessita apenas de um empate para permanecer nesta divisão.

*Barueri: Candidato ao rebaixamento apostando em um fraco elenco.

ERRO! O Barueri surpreendeu nesta temporada. Durante várias rodadas permaneceu no G-4, mas bobeou na reta final. Atualmente está na 6ª posição, sem risco de cair.

*Brasiliense: Candidato ao acesso e título (tem um elenco experiente).

ERRO! Na Série B, o Brasiliense sempre se mostrou uma grande força, mas vacilou pelo segundo ano consecutivo. Assim como o Barueri, ficou várias rodadas entre os líderes, mas no final, o gás parece ter acabado. Chegou até o 12º lugar, mas está na 5ª posição.

*Ceará: Deverá figurar apenas na competição na parte intermediária da tabela.

ACERTO! O alvinegro novamente entrou apenas para participar da competição. O time que mais disputou a Série B durante toda a história ficou entre a 7ª e 14ª colocação durante boa parte do campeonato. Na 11ª posição com 49 pontos, a equipe deverá permanecer na segunda linha do futebol brasileiro.

*Coritiba: Candidato ao acesso e título (aposta em jogadores novos).
ACERTO! Desta vez não teve jeito. O Coxa subiu e com estilo. Com 66 pontos, a equipe precisa apenas de uma vitória para se tornar campeão da Série B de 2007. A aposta em jogadores novos deu certo. Os talentos Henrique, Pedro Ken e Keirrison foram destaques na campanha do Coxa, na volta para a elite. O técnico Renê Simões mesclou a juventude com a experiência. Além disso, a força da torcida (foto acima) foi essencial para o Coritiba vencer quase todos os jogos no Couto Pereira.

*CRB: Deverá figurar apenas na competição na parte intermediária da tabela.

ACERTO! O clube alagoano oscilou bastante na Série B. No fim do primeiro turno, alcançou posições boas na tabela, mas também viveu bem próximo do rebaixamento. A chance de queda existe, mas uma vitória provavelmente afasta o risco do CRB, que está na 14ª posição.

*Criciúma: Deverá figurar apenas na competição na parte intermediária da tabela.

ERRO! O Tigre catarinense passou boa parte da Série B na liderança, e era favorito ao título por muitos. Mas aos poucos o gás foi acabando, e nas últimas rodadas ficou distante do G-4. Com 50 pontos e na 9ª colocação, a chance de queda é mínima, mas um empate é suficiente para a permanência.

*Fortaleza: Candidato ao acesso.

ERRO! Em nenhum momento, o Fortaleza conseguiu regular na competição. No início e apenas no final que as vitórias apareceram, mas o time conviveu com a zona de rebaixamento por duas rodadas. Mas sempre como uma grande força da Série B, seria difícil não apontar a equipe como candidata ao acesso.

*Gama: Vai brigar pra não cair (perdeu o artilheiro do ano passado e não contratou ninguém).


ACERTO! A permanência entre as primeiras colocações no início do primeiro turno foi passageira. O Gama caiu gradativamente no campeonato e hoje está uma posição acima da zona de rebaixamento. Com 45 pontos, a equipe precisa vencer seus 2 jogos para não depender de ninguém. A única coisa boa é que o clube pode vencer novamente a artilharia da Série B, como no ano passado. O artilheiro Val Baiano (foto acima) possui 23 gols e lidera sozinho a lista dos goleadores.

*Ipatinga: Poderá brigar pelo acesso, mas precisa de reforços defensivos.


ACERTO! O Ipatinga começou oscilando no torneio e precisava de peças novas no elenco. O problema defensivo foi solucionado e a equipe ficou várias rodadas com o status de menos vazada. A chegada de jogadores para o ataque ajudou muito o Tigre do Vale do Aço. O artilheiro Alessandro desandou a fazer gols – 21 no total -, ao lado do destaque Gérson Magrão. Além disso, o técnico Emérson Ávila fez um bom trabalho e colocou os mineiros na elite do futebol nacional pela primeira vez na história recente de apenas uma década.

Fotos: Sites oficiais do Coritiba, Gama e Ipatinga: www.coritiba.com.br; www.gamagol.com.br; www.ipatingafc.com.br

Labels: , , , , , , , , , ,

Thursday, November 15, 2007

Disputa Acirrada

Na noite de ontem, Palmeiras e Fluminense completaram a 36ª rodada. Em noite de muita chuva no Parque Antártica, o alviverde venceu pelo placar mínimo com gol de Rodrigão (foto destaque), sendo um ótimo resultado para as pretensões da equipe no campeonato. E mais uma vez, o G-4 que define os times que irão disputar a Taça Libertadores da América se alterou. Desta vez, o Cruzeiro caiu para a 5ª colocação e não depende apenas mais dele para conquistar a classificação.
Faltando apenas duas rodadas para o término do Brasileiro, quatro times brigam pelas 3 vagas restantes. O Santos tem uma situação mais tranqüila. Com 59 pontos e vice-líder, pode conseguir a vaga com apenas uma vitória. Já o Fla e Palmeiras com 58 pontos precisam conquistar pelo menos 4 pontos para não serem alcançados pelo Cruzeiro. A equipe celeste possui mais vitórias, só que está em desvantagem. Se vencer o América, empatar com o Sport e os demais venceram apenas um jogo, o G-4 muda novamente a favor dos mineiros. Apenas seis pontos em disputa para cada um, mas emoção não deve faltar.

Foto: Agência Lance

Labels: , , , , , , ,

Monday, November 12, 2007

Alívio e desespero

A 36ª rodada do Brasileirão reservou emoções diferentes para os clubes. Alguns se safaram do rebaixamento, enquanto outros convivem com o drama da Série B. Na parte de cima da tabela, o Fla venceu e está mais próximo da Libertadores. Já o Cruzeiro e Grêmio perderam a chance de aproximarem da principal competição sul-americana.

Náutico 4x0 América-RN

Com uma boa goleada, o Náutico subiu para os 46 pontos e distanciou da zona de rebaixamento, graças aos demais jogos. Mesmo o destaque Acosta perdendo pênalti, o time encurralou o já rebaixado América e goleou por 4 a 0. O atacante Ferreira marcou duas vezes, deixando o torcedor do Timbu com a esperança de que o presente de Natal seja a permanência na Série A. Muito provável!

Internacional 1x0 Cruzeiro

Um jogo ruim, mas que deixou o Colorado em ótima situação para uma das vagas na Sul-Americana. O gol de falta aos 47 minutos da etapa final marcado por Alex, aliviou os torcedores do Inter, já que o clube ainda tinha chance de rebaixamento, mesmo que remota. Do outro lado, o Cruzeiro entrou numa difícil missão. Em 4º lugar, terá que torcer contra o Palmeiras na quarta-feira para não sair do G-4. Um empate contra o Sport na Ilha do Retiro e uma vitória em casa contra o América serão pontos praticamente suficientes para a equipe celeste disputar a Libertadores de 2008.

Botafogo 3x2 Paraná

No Maracanã, o Fogão venceu no aperto os paranistas e também praticamente asseguraram a vaga da Sul-Americana. Com 51 pontos, o alvinegro precisa de apenas 3 pontos para garantir a participação no torneio internacional. Do outro lado, o Paraná até que tentou. Mesmo em desvantagem no placar, a equipe correu atrás e por pouco não descolou 1 ponto no último lance do jogo. Com 41 pontos, a equipe precisa vencer o Santos em casa e depois voltar ao Rio para desbancar o Vasco. Missão difícil, mas não impossível.

Goiás 1x1 Corinthians

Foi o jogo que o Brasil inteiro assistiu. Com o estádio lotado e dividido entre as duas torcidas, não faltou garra e empenho dentro de campo. A única coisa que faltou foi o futebol. Jogo horroroso, digno de times que estão na parte debaixo da tabela. A torcida esmeraldina até que se sentiu aliviada por poucos minutos com o gol de Paulo Baier, mas Fábio Ferreira não demorou muito para igualar. O lance do jogo foi o pênalti defendido pelo goleiro Felipe na etapa final (foto destaque). O camisa 10 do Goiás, Paulo Baier, chutou no canto esquerdo, mas o destaque alvinegro fez uma linda defesa. Empate ruim para o alviverde, que permanece na zona de rebaixamento. Do outro lado, um bom resultado, tendo em vista que o time permaneceu fora da zona de descenso e tem agora uma partida em casa para fazer. Dependendo dos resultados, o Goiás poderá cravar sua queda no próximo jogo.

Figueirense 3x3 Vasco

Na busca pelas vagas da Sul-Americana, o Vasco entrou arrasador no Orlando Scarpelli aplicando um 3 a 0 com grande facilidade. Mas com o apoio de 12 mil torcedores, o Figueira empatou a partida em menos de 25 minutos da etapa final, assegurando até o momento a última vaga da competição internacional. Além disso, o ponto conquistado afastou a chance da equipe catarinense disputar a Série B em 2008. O time carioca caiu para a 13ª colocação e precisa vencer o Corinthians fora de casa, se quiser sonhar com uma das vagas.

Atlético-PR 0x0 Sport

Jogo morno na Arena da Baixada. Furacão e Sport fizeram uma partida com até boas chances de gols, mas nenhum foi capaz de sair com os 3 pontos. Pior para o Sport, que permanece longe da vaga na Sul-Americana, com 48 pontos e na 14ª posição. O time paranaense se manteve na 10ª posição e um resultado positivo nas duas últimas rodadas selam o passaporte para o torneio continental.

Atlético-MG 4x1 Juventude

Um jogo bastante equilibrado no Mineirão. O Galo empurrado pela sua torcida abriu o placar cedo com Leandro Almeida, mas o Ju empatou em seguida. O resultado seria até justo, mas o alvinegro foi em busca no segundo tempo e mereceu a vitória. Placar elástico até demais. O resultado afastou qualquer chance do Atlético cair para a Série B e já coloca o clube na 11ª colocação, com reais chances de disputa da Sul-Americana. Do outro lado, o Juventude permanece com 38 pontos, e só um milagre salva o time de Caxias nesse fim de campeonato. Final triste pra quem estava reagindo nas últimas rodadas.

Flamengo 1x0 Santos

Com público recorde no Maracanã, o Fla deu de presente para sua torcida um resultado bem magro, mas o suficiente para deixar a equipe bem próxima da Libertadores. O gol de Souza colocou o rubro-negro na 3ª colocação com 58 pontos, um a menos que o vice-líder Santos. O alvinegro praiano precisa praticamente de uma vitória para disputar sua quinta Libertadores nos últimos seis anos. Já o Fla classifica com um resultado positivo, dependendo de outros resultados.

São Paulo 1x0 Grêmio

No Morumbi, o pentacampeão venceu também com um resultado magro. Em cobrança de pênalti, Rogério Ceni mostrou porque o tricolor é o time mais regular do país garantindo a 23ª vitória em 36 jogos. Já o Grêmio estacionou nos 54 pontos e agora precisa mais do que nunca vencer seus dois últimos jogos, e torcer contra Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro, adversários diretos na briga por uma das vagas na Libertadores.


Foto: Globo.com

Labels: , , ,

Friday, November 09, 2007

Cine Galo
Na noite desta última quinta-feira, o Centro Atleticano de Memória promoveu a Sessão Preto & Branco. A entidade que é independente do Clube Atlético Mineiro passará a exibir vídeos para seus torcedores no auditório da sede do clube, pelo menos uma vez a cada mês.
Faltando pouco menos de 140 dias para seu centenário, o Atlético promoverá diversos eventos – através do Centro - registrando um pouco mais da história do clube. A primeira sessão exibida ontem, mostrou aos atleticanos um vídeo produzido pela BBC de Londres em 1980, quando o time conquistou o terceiro título, do hexacampeonato mineiro. Entre as 250 pessoas que compareceram ao evento, ex-jogadores como Reinaldo, João Leite, Heleno e Dario estavam presentes. Além disso, diretores, conselheiros e até o presidente do Galo, Ziza Valadares, estiveram no auditório Elias Kalil.
A idéia não poderia vir em época melhor. Em menos de cinco meses para os 100 anos do Atlético, o Centro Atleticano de Memória conseguirá colocar os torcedores cada vez mais próximos de ídolos, glórias e feitos do passado, como a vitória sobre a Seleção Brasileira comandada por Pelé e cia. em 1969 (foto destaque). Uma ação que todos os clubes brasileiros deveriam fazer, já que são poucos que preocupam em preservar a história através de museus, como Grêmio e São Paulo fazem.

Foto: Site Oficial do Atlético - http://www.atletico.com.br/

Labels: , , , , ,

Wednesday, November 07, 2007

Brazucas balançam as redes

Muitos gols marcaram o desfecho da 4ª rodada da fase de grupos da UCL. Em oito partidas, a rede balançou 28 vezes, média de 3,5 gols por jogo. O returno foi bom para Manchester, Barcelona, Lyon e Sevilla. As quatro equipes venceram novamente o adversário da rodada anterior. Com o gol de Piqué (foto destaque), o time inglês é o primeiro classificado para a fase eliminatória, pois venceu todos jogos. Os times espanhóis precisam apenas de um empate para se classificaram e o Lyon briga com o Rangers pela segunda vaga do grupo E. Por outro lado, CSKA Moscou, Dínamo de Kiev, Stuttgart e Steaua Bucareste já estão fora da competição.

Barcelona 2x0 Rangers (Grupo E)

O resultado foi magro, mas o volume de jogo foi massacrante. Mesmo com a boa presença de seus torcedores na Espanha (foto ao lado), o time escocês não correspondeu dentro de campo. Em 90 minutos, apenas dois chutes ao gol do Barça e pouco mais que 35% de posse de bola. Logo aos 6 minutos da etapa inicial, Ronaldinho lançou Messi que ajeitou de cabeça para Henry empurrar para o fundo das redes. O argentino ainda ampliou o placar no fim do 1º tempo após jogada com Ronaldinho Gaúcho. O resultado dos primeiros 45 minutos ajudou o Barcelona a administrar a vitória na etapa complementar. Com 10 pontos e nenhum gol sofrido na competição, o time catalão precisa apenas de um empate contra o Lyon para garantir sua vaga. Já o Rangers enfrenta o eliminado Stuttgart fora de casa. Um empate no mínimo é essencial para decidir sua sorte na competição dentro de casa contra o Lyon, concorrente pela segunda vaga do grupo.

Lyon 4x2 Stuttgart (Grupo E)

O começo na UCL foi péssimo, mas com duas vitórias sobre o time alemão, o Lyon volta a respirar no Grupo E. Diante de 40 mil espectadores no estádio de Gerland, a equipe francesa eliminou o atual campeão alemão, com gols de Ben Arfa (2), Kallstrom e o brasileiro Juninho, este que fez uma boa partida. Com os três pontos, o Lyon permanece na 3ª posição do grupo, mas apenas um ponto atrás do Rangers, vice-líder. Mesmo marcando duas vezes, Mario Gómez não foi capaz de evitar o vexame. Faltando duas rodadas para o término da fase de grupos, o Stuttgart está fora da UCL e nem deve garantir uma das vagas na Copa da UEFA.

Manchester United 4x0 Dínamo de Kiev (Grupo F)

A primeira vaga do Grupo F já tem dono. Os Diabos Vermelhos atropelaram o Dínamo dentro do Old Trafford e garantiram presença no mata-mata. Dois gols no final de cada tempo, anotados por Piqué (30'), Tévez (37’), Rooney (76') e Cristiano Ronaldo (87’) selaram o caixão da equipe ucraniana na competição. Os ingleses que começaram mal a temporada, já mostram sinais de favoritismo na Premier League e UCL.

Sporting 2x2 Roma (Grupo F)

Diante de 32 mil leoninos no José Alvalade, o Sporting tropeçou nas próprias pernas e empatou com a Roma por 2 a 2. Os dois gols do brasileiro Liédson (foto ao lado) foram insuficientes, já que o time português levou o gol da igualdade aos 44 minutos da etapa final. Após cruzamento de Pizarro, o brasileiro Ânderson Polga cabeceou contra o próprio patrimônio. No próximo dia 27, o alviverde encara o poderoso Manchester na Inglaterra e precisa da vitória para aproximar-se da segunda vaga. Com este resultado, a Roma permaneceu 3 pontos distantes do time português e tem um confronto mais tranqüilo na 5ª rodada: o já eliminado Dínamo.

Inter de Milão 4x2 CSKA Moscou (Grupo G)

Com o apoio de seu torcedor, a Inter de Milão passou um susto no início do jogo. Com gols de Jô e Vagner Love, o time russo vencia por 2 a 0, mas o empate foi imediato na etapa inicial através de Ibrahimovic e Cambiasso (foto ao lado). Com mais tranqüilidade na etapa final, os dois jogadores marcaram mais uma vez cada, garantindo uma virada espetacular no Giuseppe Meazza e eliminando o CSKA. Com 9 pontos, o time precisa apenas de um empate contra o Fenerbahce dentro de casa para se classificar. Já o time de Moscou está fora da competição européia.

Fenerbahce 2x0 PSV (Grupo G)

A equipe turca não decepcionou e venceu os holandeses do PSV por 2 a 0. Em grande fase na temporada, o Fener chegou aos 8 pontos e está bem próximo da classificação. Na próxima rodada, o adversário é a líder Inter de Milão. Um empate longe de casa é importante para garantir uma das vagas na última rodada, jogando diante de seus torcedores. Já o PSV tem uma missão um pouco mais complicada. No próximo dia 27, a equipe enfrenta o já eliminado CSKA e poderá ter um jogo menos difícil. Mas na última rodada recebe a Inter de Milão, adversário mais temido do grupo. Com o fraco futebol apresentado neste jogo, o PSV não deverá se classificar.

Slavia de Praga 0x0 Arsenal (Grupo H)

Sem sofrer nenhum gol até o momento da competição – ao lado do Barcelona -, o Arsenal garantiu um resultado modesto fora de casa. Após a vitória de 7 a 0 no Emirates Stadium, os ingleses não saíram do zero contra o limitado Slavia. O empate manteve a equipe na ponta da competição com 10 pontos, e agora um empate é necessário para a classificação. Já o time tcheco vive uma situação pior. Com 4 pontos, além de vencer seus dois jogos, precisa torcer para o Sevilla tropeçar contra o quase classificado Arsenal. Missão complicada, mas não impossível.

Steaua Bucareste 0x2 Sevilla (Grupo H)

Mesmo jogando fora de casa, o Sevilla impôs seu ritmo durante toda a partida e venceu a equipe romena por 2 a 0. O meia brasileiro Renato (foto ao lado) marcou os dois gols de jogo e praticamente colocou os espanhóis nas oitavas-de-final da UCL. Com 9 pontos em quatro jogos disputados, a vitória contra o Arsenal assegura a vaga. Já o Steaua está eliminado com um desempenho pífio: 4 derrotas em 4 jogos.

Fotos: Reuters / AFP

Labels: , , , , , , , , ,

Tuesday, November 06, 2007

A estrela de Inzaghi

O início da 4ª rodada da UCL foi movimentada nos quatro grupos. Os principais clubes do continentes não decepcionaram e os destaques ficaram por conta da goleada de 8 a 0 do Liverpool sobre o Besiktas (foto destaque); e a grande exibição do atacante italiano Inzaghi, que participou de todos os gols do Milan na importante vitória do clube. O Benfica deve ser o primeiro time a se despedir do torneio, após perder seu terceiro jogo em quatro disputados. Nesta quarta-feira, mais oito jogos acontecem pela antepenúltima rodada da fase de grupos.

Porto 2x1 Olimpique de Marselha (Grupo A)

Jogando no Estádio do Dragão, o campeão europeu de 2003/2004 sofreu para vencer a equipe francesa. O gol da vitória saiu aos 33 minutos da etapa final com a cabeçada do argentino Lizandro López. Os três pontos garantiram o Porto na ponta do Grupo A com 8 pontos. Já o Olimpique caiu para a vice-liderança com 7 pontos, mas com boas chances de classificação ainda.

Liverpool 8x0 Besiktas (Grupo A)

A primeira vitória dos Reads veio com grande estilo. Atuando no Anfield Stadium, a equipe inglesa massacrou o Besiktas com uma sonora goleada de 8 a 0 – a maior da história da UCL. O destaque foi meia israelense Benayoun, que marcou três vezes na partida. Crouch e Babel anotaram dois tentos cada. Além de marcar o outro gol da equipe, o meia Gerrard acabou acertando o rosto do goleiro Arikan em uma dividida (foto acima). Com a vitória, o time inglês chegou aos 4 pontos, subindo para a 3ª colocação. Já o Besiktas caiu para a lanterna do grupo, com apenas 3 pontos.

Valência 0x2 Rosenborg (Grupo B)

Talvez a grande zebra da rodada. Diante de 30 mil torcedores no estádio Mestalla, a equipe espanhola foi derrotada pelos noruegueses do Rosenborg. Os dois gols de Iversen colocaram os visitantes desta partida na vice-liderança do grupo com 7 pontos. O empate no outro jogo do grupo empurrou o Valência para a lanterna do grupo com apenas 3 pontos em 4 jogos. A classificação para a próxima fase ficou muito difícil, pois o time espanhol encara os ingleses do Chelsea e favoritos na chave, no Stamford Bridge.

Schalke 04 0x0 Chelsea (Grupo B)

O resultado magro foi péssimo para os mandantes, que perderam a chance de encostar no vice-líder do grupo. Com apenas 4 pontos, a equipe de Gelsenkirchen viaja até Valência na próxima rodada e necessita dos 3 pontos a todo custo para manter viva a chance de classificação. Já os Blues somaram um ponto importante na seqüência da competição, mantendo a ponta do grupo. Na penúltima rodada, a equipe pode se classificar com uma vitória diante do Rosenborg fora de casa.

Lazio 2x1 Werder Bremen (Grupo C)

Com dois gols de Rocchi no início da etapa complementar, a Lazio conquistou um importante resultado no estádio Olímpico e chegou à vice-liderança do grupo. No final da partida, o brasileiro Diego ainda descontou de pênalti, mas era tarde. Os alemães estão na lanterna do grupo com apenas 3 pontos e precisam vencer o líder Real Madrid na próxima rodada, dentro de casa. A equipe italiana joga novamente em casa contra o Olimpiacos e a vitória pode garantir a classificação antes mesmo da última rodada, dependendo da combinação de resultados.

Olimpiacos 0x0 Real Madrid (Grupo C)

Em um jogo fraco, os Merengues conquistaram um ponto importante jogando na Grécia. O placar que permaneceu inalterado colocou a equipe espanhola isolada na ponta do Grupo C, com 8 pontos. Na próxima rodada, a vitória garante a classificação para a fase de mata-mata. Já os gregos caíram uma posição no grupo e precisam vencer a Lazio, em um confronto direto para a seqüência do campeonato.

Shaktar Donetsk 0x3 Milan (Grupo D)

Com grande atuação de Inzaghi, o atual campeão da UCL venceu novamente os ucranianos e assumiram a ponta do Grupo D. O jogador que entrou aos 18 minutos da etapa final, marcou duas vezes se tornando o maior artilheiro em campeonatos europeus promovidos pela UEFA ao lado de Gerd Muller, com 62 gols. O outro tento assinalado pelo Milan foi marcado pelo brasileiro Kaká, após passe de Inzaghi (foto acima). Já a equipe ucraniana caiu para a vice-liderança com 6 pontos e precisa vencer o Celtic na próxima rodada, em um confronto direto fora de casa.

Celtic 1x0 Benfica (Grupo D)

Com o placar mínimo, a equipe do Celtic venceu a partida contra o Benfica jogando em casa e chegou aos 6 pontos. O gol de McGeady aos 45 do 1º tempo deixou os escoceses em boa situação na tabela, já que na próxima rodada a equipe atua novamente em casa contra o Shaktar, vice-líder do Grupo D também com 6 pontos. Já o Benfica estacionou nos 3 pontos e praticamente está fora da próxima fase. O objetivo é pelo menos ficar na 3ª colocação e garantir uma vaga na Copa da UEFA.

Fotos: AFP / Reuters

Labels: , , , , , , , , ,

Monday, November 05, 2007

Fla Penta?

Após a conquista do inédito pentacampeonato brasileiro pelo São Paulo (foto destaque) na semana passada, uma discussão que estava “adormecida” voltou às rodas de conversa. Tudo porque a diretoria do Flamengo pediu aos são-paulinos que não aceitem receber a taça do campeonato em definitivo, após o time ter conquistado o quinto título nacional (feito que dá o direito do clube ficar com a taça, ou três títulos consecutivos). A diretoria do tricolor sequer deu confiança para as palavras dos dirigentes cariocas e afirmou que vai receber a taça na festa da CBF após o campeonato.
O Flamengo, tetracampeão brasileiro de acordo com a CBF, coloca na sua galeria de títulos o Nacional de 1987. Mas no quadrangular final, que seria disputado entre os campeões dos módulos verde e amarelo, o rubro-negro e o Internacional se recusaram a enfrentar o Sport e Guarani, que vinham da Série B (ou módulo amarelo). Assim, o clube pernambucano empatou jogando fora e venceu o Guarani na Ilha do Retiro por 1 a 0, se sagrando campeão do país.
Na partida contra o Cruzeiro pela 35ª rodada, os jogadores do Fla entraram no gramado do Mineirão com a camisa em alusão ao pentacampeonato do clube. Para apimentar mais ainda a discussão, a diretoria do Sport promete fazer um outdoor e espalhar pelas ruas paulistanas homenageando o primeiro e legítimo pentacampeão brasileiro.
A discussão deve render por muito tempo, ainda mais pelo fato de que antigamente os regulamentos eram confusos e muitos títulos eram divididos entre dois clubes. Mas como a CBF é o órgão que define as questões do esporte no país, o Flamengo é considerado como tetracampeão e a situação é irreversível. É bom lembrar que em 2000, o regulamento do campeonato era parecido e o Vasco se tornou campeão após derrotar o São Caetano, clube que jogava a Série B do Brasileiro.

Foto: Rubens Chiri

Labels: , , , , , ,

Sunday, November 04, 2007

Tudo em aberto

Faltando três rodadas para o fim do Brasileiro, apenas São Paulo e América têm destinos traçados. Nos 9 jogos desta 35ª rodada, a rede balançou 28 vezes pelos cantos do Brasil. Na quarta-feira, Juventude e São Paulo se enfrentam em Caxias do Sul e fecham a rodada. Em Belo Horizonte, o Cruzeiro voltou a vencer após jejum de sete partidas. No sábado, o Grêmio perdeu a chance de retornar ao G-4 e caiu para a 7ª colocação. Já o Corinthians conquistou um empate no final do jogo contra o Atlético-PR e escapou momentaneamente da degola.

Paraná 1x0 Goiás

Com gol salvador de Jumar no final da partida, o Paraná chegou aos 41 pontos e volta a respirar no campeonato. Já o esmeraldino vive situação complicada com o mesmo número de pontos. Além da derrota, a equipe caiu para a zona do rebaixamento após o empate do Corinthians no Pacaembu. Vida difícil para os dois times até o final do Brasileirão, mas o Paraná motivado com os últimos resultados dá mais esperança aos seus torcedores.

Fluminense 2x1 Náutico

Mesmo sem algum objetivo traçado no campeonato, o Flu conquistou um bom resultado jogando ao lado da torcida. Com dois gols do lateral Gabriel, o time do técnico Renato Gaúcho pulou para a 6ª colocação com 55 pontos e segue firme fazendo uma espécie de laboratório para a Libertadores de 2008. O gol marcado por Acosta de pênalti não foi suficiente pra ajudar o Timbu, que volta a conviver com o pesadelo da Série B. Depois de um bom início no returno, o time pernambucano vem de resultados ruins e está apenas dois pontos do Goiás, primeiro time na degola.

Grêmio 1x2 Figueirense

Talvez uma das grandes surpresas da rodada. Jogando no Olímpico, o Grêmio até começou bem com o gol de pênalti do goleiro Saja. Mas no 2º tempo, o Figueira foi melhor e virou o jogo afastando praticamente o drama do rebaixamento. A derrota colocou o tricolor na 7ª posição com 54 pontos, complicando a classificação pra Libertadores do ano que vem.

Cruzeiro 3x1 Flamengo

Com a presença de um bom público, o Cruzeiro venceu o confronto direto e acabou com um jejum de sete jogos sem nenhum triunfo. Com dois gols de Roni e um de Charles, a equipe celeste voltou ao G-4 e só depende dela para participar da Libertadores de 2008. Já o Flamengo, mesmo com a derrota, foi beneficiado com a vitória do Sport sobre o Palmeiras em Recife e permaneceu entre os primeiros colocados. O jogo contra o Santos no Maracanã é essencial para a conquista da vaga na competição mais importante do continente.

Santos 2x2 Atlético-MG

A diretoria santista fez o papel dela em reduzir o preço dos ingressos, mas dentro de campo a equipe não foi capaz de bater o Galo. Mal no primeiro tempo, o mandante conseguiu virar o jogo no final, mas o Atlético igualou um minuto depois. O resultado não dá tranqüilidade pro Peixe na briga pela Libertadores de 2008. Já o Galo caiu três posições na classificação, mas está há 7 rodadas sem perder. A vitória contra Goiás ou Juventude em casa praticamente garante o time na Série A do ano que vem.

Corinthians 2x2 Atlético-PR

O jogaço no Pacaembu salvou o Timão da degola no finalzinho. Após levar a virada aos 32 da etapa final, o atacante Finazzi (foto destaque) igualou o marcador nos acréscimos da partida. Com 42 pontos, o alvinegro só depende de suas próprias pernas para a permanência na Série A. A vitória contra o Goiás na próxima rodada é fundamental. Já o Furacão em 9º lugar segue tranqüilo e deve terminar o torneio com uma das vagas para a Sul-Americana.

Vasco 1x2 Internacional

Debaixo de muita chuva, o Inter conquistou um importante resultado justamente na volta de Nilmar. As duas equipes criaram várias chances, mas o Colorado subiu para o 10º lugar com 48 pontos, após os dois tentos de Fernandão. A equipe carioca até que tentou, mas o gol de Leandro Bonfim não foi suficiente para tranqüilizar o torcedor na tabela de classificação. Com 47 pontos, o Vasco precisa de uma vitória pelo menos para garantir a Sul-Americana.

Sport 3x1 Palmeiras

Em noite de Carlinhos Bala, a equipe pernambucana chegou aos 47 pontos e tirou o Palmeiras do G-4. Com bom público na Ilha do Retiro, o jogo foi muito movimentado com boas chances para as duas equipes. No final, o zagueiro Gustavo do Palmeiras fez uma trapalhada originando o terceiro gol do Sport. A segunda derrota consecutiva deixa a equipe em situação difícil para conquistar uma das vagas na Libertadores. Já o Sport venceu e respirou na parte debaixo da tabela, voltando ao grupo da Sul-Americana.

América 1x1 Botafogo

O sonho de disputar uma das vagas na Libertadores terminou hoje para o Botafogo. Mesmo jogando bem e perdendo chances incríveis, a equipe não passou de um empate por 1 a 1 com o já rebaixado América. Na 8ª colocação, o Fogão precisa de uma vitória para conquistar a vaga na Sul-Americana de 2008.

Foto: Globo.com

Labels: , , , , , ,

Friday, November 02, 2007

Cavalo Paraguaio 4x1 Cavalo Paraguaio II

No duelo dos times que pareciam brigar no topo da tabela do Brasileiro, o Botafogo levou a melhor e goleou o Cruzeiro por 4 a 1 nesta quinta-feira, no Engenhão. Com gols de Dodô, Túlio, Joílson e Juninho, o clube carioca pulou para 49 pontos, cinco a menos que a equipe celeste.
O apoio de mais de 13 mil torcedores foi o suficiente para o Fogão abrir o placar logo aos 5 minutos com o pé esquerdo do artilheiro de Dodô (foto destaque), em boa jogada do volante Túlio. Mas logo aos 20 minutos, a equipe celeste igualou o marcador, no toque sutil de Guilherme, no canto esquerdo da meta carioca. O Botafogo não se abateu e o gol do desempate saiu aos 31 da etapa inicial. Em falta mal cobrada por Juninho, a bola sobrou pra Túlio que acertou um lindo chute da intermediária no ângulo direito de Fábio. Um golaço: 2 a 1 Botafogo. Antes mesmo do final do primeiro tempo, o alvinegro ampliou após cobrança de escanteio. Aos 43, Joílson aproveitou um rebote fora da área e chutou de perna esquerda no canto esquerdo do gol cruzeirense, levantando os botafoguenses nas arquibancadas: 3 a 1 Fogão.
O segundo tempo teve um ritmo lento, mas o suficiente para o Botafogo fazer o quinto gol do jogo. Aos 13 minutos, Zé Roberto cruzou pela direita e Juninho ajeitou para Dodô. O artilheiro puxou a marcação e devolveu para Juninho colocar no ângulo esquerdo de Fábio: 4 a 1 para o Botafogo.
Com o resultado, o Cruzeiro chegou ao sétimo jogo consecutivo sem vitória e saiu da zona da Libertadores após 18 rodadas. Na 5ª colocação, o time ainda contou com o tropeço do Palmeiras para o Juventude dentro do Parque Antártica. Na próxima rodada, a equipe recebe o Flamengo – atual 3º colocado – no Mineirão e necessita da vitória para se reabilitar na competição e também por ser um confronto direto. Na chegada ao Aeroporto Internacional de Confins, a delegação foi recebida por cerca de 100 torcedores sob chuva de pipocas (foto ao lado), devido ao péssimo rendimento nas últimas rodadas.
Já o Botafogo aspira apenas uma das vagas na Sul-Americana. Com 49 pontos, o time praticamente se livrou da zona de rebaixamento e joga sem tanta responsabilidade no campeonato. O próximo jogo é contra o já rebaixado América em Natal. O técnico Cuca acredita em alcançar uma das vagas na Libertadores, o que dificilmente acontecerá.
No início do Nacional, o Botafogo era um dos candidatos ao título por apresentar um bom futebol. Mas aos poucos, o time foi tropeçando, até chegar numa grande crise entre os meses de setembro e outubro. O Cruzeiro que iniciou o campeonato com o time em formação, chegou à vice-liderança na 17ª rodada com o objetivo de disputar o título com o já pentacampeão São Paulo. Mas no fim das contas, os dois praticamente morreram pelo caminho e devem jogar a Sul-Americana de 2008. Pouco para quem desejava muito!

Fotos: Agência Lance / Vanderci Orozimbo - TV Alterosa

Labels: , , ,