Friday, November 16, 2007

Raio X da Série B 2007 – Parte I

Apenas duas rodadas separam os 20 clubes do fim da temporada de 2007. Mas pouca coisa deve se alterar na tabela de classificação da Série B. As quatro vagas para a elite do futebol nacional já estão garantidas, e dois times já caíram. Falta apenas definir quem vai se juntar ao Ituano e Remo na disputa da Terceirona do ano que vem. No dia 12 de maio, fiz um post especial da Série B, analisando brevemente o que cada time poderia almejar no campeonato, e o principal destaque. Seis meses após os palpites, volto a analisar os acertos e erros. Isso em duas edições, sendo 10 times por dia.

*Avaí: Deverá figurar apenas na competição na parte intermediária da tabela.

ACERTO! O time catarinense atualmente na 13ª colocação oscilou entre o 12º e 20º posto. Com 48 pontos, necessita apenas de um empate para permanecer nesta divisão.

*Barueri: Candidato ao rebaixamento apostando em um fraco elenco.

ERRO! O Barueri surpreendeu nesta temporada. Durante várias rodadas permaneceu no G-4, mas bobeou na reta final. Atualmente está na 6ª posição, sem risco de cair.

*Brasiliense: Candidato ao acesso e título (tem um elenco experiente).

ERRO! Na Série B, o Brasiliense sempre se mostrou uma grande força, mas vacilou pelo segundo ano consecutivo. Assim como o Barueri, ficou várias rodadas entre os líderes, mas no final, o gás parece ter acabado. Chegou até o 12º lugar, mas está na 5ª posição.

*Ceará: Deverá figurar apenas na competição na parte intermediária da tabela.

ACERTO! O alvinegro novamente entrou apenas para participar da competição. O time que mais disputou a Série B durante toda a história ficou entre a 7ª e 14ª colocação durante boa parte do campeonato. Na 11ª posição com 49 pontos, a equipe deverá permanecer na segunda linha do futebol brasileiro.

*Coritiba: Candidato ao acesso e título (aposta em jogadores novos).
ACERTO! Desta vez não teve jeito. O Coxa subiu e com estilo. Com 66 pontos, a equipe precisa apenas de uma vitória para se tornar campeão da Série B de 2007. A aposta em jogadores novos deu certo. Os talentos Henrique, Pedro Ken e Keirrison foram destaques na campanha do Coxa, na volta para a elite. O técnico Renê Simões mesclou a juventude com a experiência. Além disso, a força da torcida (foto acima) foi essencial para o Coritiba vencer quase todos os jogos no Couto Pereira.

*CRB: Deverá figurar apenas na competição na parte intermediária da tabela.

ACERTO! O clube alagoano oscilou bastante na Série B. No fim do primeiro turno, alcançou posições boas na tabela, mas também viveu bem próximo do rebaixamento. A chance de queda existe, mas uma vitória provavelmente afasta o risco do CRB, que está na 14ª posição.

*Criciúma: Deverá figurar apenas na competição na parte intermediária da tabela.

ERRO! O Tigre catarinense passou boa parte da Série B na liderança, e era favorito ao título por muitos. Mas aos poucos o gás foi acabando, e nas últimas rodadas ficou distante do G-4. Com 50 pontos e na 9ª colocação, a chance de queda é mínima, mas um empate é suficiente para a permanência.

*Fortaleza: Candidato ao acesso.

ERRO! Em nenhum momento, o Fortaleza conseguiu regular na competição. No início e apenas no final que as vitórias apareceram, mas o time conviveu com a zona de rebaixamento por duas rodadas. Mas sempre como uma grande força da Série B, seria difícil não apontar a equipe como candidata ao acesso.

*Gama: Vai brigar pra não cair (perdeu o artilheiro do ano passado e não contratou ninguém).


ACERTO! A permanência entre as primeiras colocações no início do primeiro turno foi passageira. O Gama caiu gradativamente no campeonato e hoje está uma posição acima da zona de rebaixamento. Com 45 pontos, a equipe precisa vencer seus 2 jogos para não depender de ninguém. A única coisa boa é que o clube pode vencer novamente a artilharia da Série B, como no ano passado. O artilheiro Val Baiano (foto acima) possui 23 gols e lidera sozinho a lista dos goleadores.

*Ipatinga: Poderá brigar pelo acesso, mas precisa de reforços defensivos.


ACERTO! O Ipatinga começou oscilando no torneio e precisava de peças novas no elenco. O problema defensivo foi solucionado e a equipe ficou várias rodadas com o status de menos vazada. A chegada de jogadores para o ataque ajudou muito o Tigre do Vale do Aço. O artilheiro Alessandro desandou a fazer gols – 21 no total -, ao lado do destaque Gérson Magrão. Além disso, o técnico Emérson Ávila fez um bom trabalho e colocou os mineiros na elite do futebol nacional pela primeira vez na história recente de apenas uma década.

Fotos: Sites oficiais do Coritiba, Gama e Ipatinga: www.coritiba.com.br; www.gamagol.com.br; www.ipatingafc.com.br

Labels: , , , , , , , , , ,

3 Comments:

Blogger Zêro Blue said...

Registro aqui meus parabéns aos times que voltaram à elite do futebol brasileiro. Especialmente ao Ipatinga time mineiro que teve uma profícua parceria com o Cruzeiro.

Convido-o a visitar nosso espaço Victor Hugo, bem como a seus visitantes.

Sds. Celestes

SITE/BLOG
www.SOUCRUZEIRENSE.9f.com
www.SOUCRUZEIRENSE.blogspot.com
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Saturday, November 17, 2007 6:16:00 AM  
Blogger Vinicius Grissi said...

Errou bastante, mas este prognóstico é muito difícil se tratando de Brasil. Ainda mais na Série B, mais nivelada do que nunca.

Tuesday, November 20, 2007 4:28:00 AM  
Blogger Ricky_cord said...

O Barueri deve ser das poucas equipas brasileiras de que nunca tinha ouvido falar.. Do Avaí há uns bons anos chegou um jogador chamado Jacaré que se dizia ser muito bom mas que não mostrou nada. Era avançado e veio para o Boavista.

Tuesday, November 20, 2007 4:55:00 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home