Após a conquista do inédito pentacampeonato brasileiro pelo São Paulo (foto destaque) na semana passada, uma discussão que estava “adormecida” voltou às rodas de conversa. Tudo porque a diretoria do Flamengo pediu aos são-paulinos que não aceitem receber a taça do campeonato em definitivo, após o time ter conquistado o quinto título nacional (feito que dá o direito do clube ficar com a taça, ou três títulos consecutivos). A diretoria do tricolor sequer deu confiança para as palavras dos dirigentes cariocas e afirmou que vai receber a taça na festa da CBF após o campeonato.
O Flamengo, tetracampeão brasileiro de acordo com a CBF, coloca na sua galeria de títulos o Nacional de 1987. Mas no quadrangular final, que seria disputado entre os campeões dos módulos verde e amarelo, o rubro-negro e o Internacional se recusaram a enfrentar o Sport e Guarani, que vinham da Série B (ou módulo amarelo). Assim, o clube pernambucano empatou jogando fora e venceu o Guarani na Ilha do Retiro por 1 a 0, se sagrando campeão do país.
Na partida contra o Cruzeiro pela 35ª rodada, os jogadores do Fla entraram no gramado do Mineirão com a camisa em alusão ao pentacampeonato do clube. Para apimentar mais ainda a discussão, a diretoria do Sport promete fazer um outdoor e espalhar pelas ruas paulistanas homenageando o primeiro e legítimo pentacampeão brasileiro.
A discussão deve render por muito tempo, ainda mais pelo fato de que antigamente os regulamentos eram confusos e muitos títulos eram divididos entre dois clubes. Mas como a CBF é o órgão que define as questões do esporte no país, o Flamengo é considerado como tetracampeão e a situação é irreversível. É bom lembrar que em 2000, o regulamento do campeonato era parecido e o Vasco se tornou campeão após derrotar o São Caetano, clube que jogava a Série B do Brasileiro.
Foto: Rubens Chiri
Labels: 1987, brasileirão, CBF, Clube dos 13, Copa União, Flamengo, Pentacampeão
5 Comments:
O Fla é penta! E esta inútil discussão não leva à nada. Todos sabem que o Campeonato da CBF em 87 foi da Segunda Divisão. É duro...
se o regulamento dizia que o campeão do módulo principal tinha que jogar contra o campeão do "módulo 2", para que fosse decidido o vencedor do campeonato, e o flamengo não quis enfrentar o sport, o time pernambucano é o campeão brasileiro de 87.
1987 é do Sport, no ano 2000 só teve a Copa João Havelange.... não teve outra competição paralela, o Flamengo ta perdendo tempo fazendo camisetas e tal e acabou perdendo feio pro Cruzeiro..... antes ninguém falava nisso, agora só porque o tricolor é PENTA eles vem querer a taça....... pelo amor né !!!!!
Quem jogou a Libertadores de 88? Sport e Guarani, certo. então eles são campeão e vice. Não adianta a mídia vendida ao framengo fazer pressão. Em 2000, todos respeitaram o regulamento e o Vasco venceu a final contra o s caetano que vinha daquela que era como a segunda divisão.
SE fosse o Vasco que se recusasse a jogar seria só tri, mas como foi a mulambada, vem com esse papo de penta.
Tudo isso era medo de enfrentar o Sport? O time pernambucano é campeão brasileiro de 1987.
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home