Tuesday, November 20, 2007

Raio X da Série B 2007 – Parte II

Com um pouco de atraso, mas em tempo de analisar o retrospecto dos últimos 10 clubes que disputaram a Segundona. No retrospecto final, 12 acertos e 8 erros. Um desempenho regular se for pensar pelo lado da grande disputa que é jogar a Série B. Como sempre, um campeonato mais “pegado” e nivelado. E levando-se em conta que dos 20 palpites da Revista Placar – principal revista nacional no ramo futebolístico -, apenas 7 foram certos, o meu desempenho foi bom.

*Ituano: Vai brigar pra não cair (não foi bem no Campeonato Paulista).

ACERTO! O time de Itu volta à Série C depois de 5 anos. Com um elenco fraquíssimo, a equipe paulista permaneceu as últimas 20 rodadas na lanterna da competição. Sem nenhum planejamento na competição, deverá amargurar a Terceirona por um bom tempo

*Marília: Vai brigar pra não cair (não foi bem no Campeonato Paulista).

ERRO! Surpreendemente, o MAC foi uma grande surpresa da Série B. Após começar o torneio com 6 pontos perdidos no STJD, a equipe deu a volta por cima e ficou por várias rodadas no G-4. Assim como Brasiliense e Criciúma, o gás foi acabando na reta final e o time estacionou na 5ª colocação. O destaque foi o meia Fabiano Gadelha, que fez boas partidas ao longo da Segundona.

*Paulista: Poderá brigar pelo acesso, mas perdeu a comissão técnica dos últimos 3 anos.

ERRO! A competição foi desastrosa para o Paulista. Sem contratações, a equipe de Jundiaí contou com a experiência de Rodrigo Fabri para tentar algo na competição. E de nada adiantou. Faltando uma rodada para o encerramento, o time permanece na zona de rebaixamento e precisa vencer o Ipatinga em casa na última rodada, além de contar com algum tropeço. Triste temporada para quem disputava o G-4 nas últimas edições.

*Ponte Preta: Poderá brigar pelo acesso, mas vai ter que manter o elenco que já começou a se desmanchar.

ACERTO! A Ponte até lutou por algo na competição, mas sem manter as principais peças do time, foi impossível. Oscilando bons e maus momentos, o time campineiro empatou demais – 13 vezes - e deixou vários pontos fáceis escaparem no Moisés Lucarelli.

*Portuguesa: Candidato ao acesso (conta com o técnico "Rei do acesso" - 12 em toda carreira).

ACERTO! É muito bom ver um time da tradição da Portuguesa de volta à Série A (foto destaque). E não poderia ser de outra forma: uma volta por cima após anos de muita incompetência nas respectivas administrações. O time ao comando de Vagner Benazzi atropelou vários adversários na reta final, com o bom futebol de vários jogadores, como o meia Diogo, os laterais Leonardo e Joãozinho, além do goleiro artilheiro Tiago.

*Remo: Briga pra não cair, com uma comissão técnica que ainda não agrada os próprios torcedores.

ACERTO! Depois da volta à Série B em 2006, o clube paraense não aprendeu a lição e vai se juntar ao arqui-rival Paysandu na disputa da Série C de 2008. Apostando em jogadores rodadas como o goleiro Danrlei, a equipe foi facilmente superada tanto em casa quanto fora. Péssima temporada para um clube médio do futebol brasileiro.

*Santa Cruz: Deverá figurar apenas na competição, depois de um péssimo estadual.

ERRO! Foi pior do que eu imaginei. Mesmo com um desempenho desastroso no Pernambucano, achei que a força da torcida faria diferença no Arruda. A média de público superior à 20 mil torcedores não foi suficiente para manter o clube, tradicional no futebol brasileiro. O veterano Marcelo Ramos se mandou no meio do caminho para o Atlético-PR após marcar 10 gols. O único que se salvou nessa campanha.

*Santo André: Briga pra não cair. Tem uma equipe limitada e caiu com a lanterna no Paulistão.

ACERTO! Na penúltima rodada, o Santo André conseguiu sair da zona de rebaixamento. Mas mesmo assim, o risco de queda ainda existe. Por mais da metade da competição, o time do ABC conviveu com a queda de perto e precisa vencer seu último jogo para não ter uma temporada pífia.

*São Caetano: Candidato ao acesso e título, depois de um brilhante vice no Paulistão.

ERRO! O Azulão foi pior do que eu esperava. O elenco foi se desmanchando aos poucos, após o vice no Paulistão. O técnico Dorival Júnior, os jogadores Somália, Thiago Martinelli e Val Baiano saíram antes mesmo do início. Assim, o clube nem almejou o sonho da volta à Série A em momento algum.

*Vitória: Candidato ao acesso, devido aos reforços e a tradição centenária.

ACERTO! O time não era isso tudo, mas a tradição e a força da torcida fizeram a diferença. O rubro-negro baiano está de volta à elite após 4 anos. O goleador Joãozinho marcou 18 gols e colocou o Vitória aonde merece estar: na Primeira Divisão do Brasileiro (foto destaque).

Fotos: Sites oficiais da Portuguesa e Vitória: www.portuguesa.com.br; e www.ecvitoria.com.br

Labels: , , , , , , , , ,

6 Comments:

Blogger Filipe Araújo said...

ótimas as subidas de vitória, lusa e coxa!!!

abrazo!!

ajude o Gambetas a escolher o melhor lateral-esquerdo do Brasileirão.

www.gambetas.blogspot.com

Tuesday, November 20, 2007 5:23:00 PM  
Blogger Unknown said...

Legal, Victor! Nunca tinha entrado aqui, se me lembro. PArabéns pelo blog!

Abraços!
http://pandegosepatuscos.blogspot.com

Wednesday, November 21, 2007 4:19:00 AM  
Blogger Zêro Blue said...

ótima também a do Ipatinga, esqueceu-se do Tigre de aço Felipe?

Sds. Celestes

SITE/BLOG
www.SOUCRUZEIRENSE.9f.com
www.SOUCRUZEIRENSE.blogspot.com
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Wednesday, November 21, 2007 5:29:00 AM  
Anonymous Anonymous said...

Oi Victor, gostaria de te enviar um convite, mas não localizei nenhum e-mail de contato. Se puder, escreva para mim: a.rosa@comunique-se.com.br. Abraços!

Thursday, November 22, 2007 8:17:00 AM  
Anonymous Anonymous said...

Algum deles voltará à B em 2009.

Thursday, November 22, 2007 9:13:00 AM  
Blogger Vinicius Grissi said...

O que o Carlão disse é fato. Com 4 rebaixados no ano que vem, um dos quatro vai voltar. De qualquer forma, é bom ver o engrandecimento da Série B.

Friday, November 23, 2007 3:42:00 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home