Friday, February 22, 2008

O drama do Fenômeno

Resolvi fazer esse post bem depois do acontecimento justamente por ter visto uma matéria veiculada no site da Revista Placar. Após a cirurgia no joelho esquerdo, o atacante Ronaldo admitiu que pode encerrar a carreira em breve, caso a sua recuperação não seja um sucesso. Uma pena se isso acontecesse. Ainda mais se tratando do ídolo de uma geração que viu o Brasil conquistar tudo e atualmente está órfã de um centroavante que deveria decidir a qualquer momento um jogo vestindo a camisa da nossa Seleção.

O ínicio

Nascido no Rio de Janeiro, Ronaldo Nazário de Lima começou a despontar no futebol vestindo a camisa do Cruzeiro (foto destaque). Aos 17 anos, o atacante marcou 57 gols em 59 jogos, conquistando o único título de sua carreira no futebol brasileiro – o Campeonato Mineiro. O sucesso foi tão grande, que em menos de dois anos, o goleador participou da equipe tetracampeã mundial nos EUA em 1994, mesmo sem jogar. Em seguida partiu para o PSV da Holanda. Em três temporadas, o faro de artilheiro permaneceu: 66 gols em 71 jogos. Já nas temporadas 1996/1997, o jogador vestia a camisa de um dos principais clubes do mundo: o Barcelona (foto principal). Mesmo sendo campeão mundial pela Seleção Brasileira, os maiores prêmios até então apareceram nestes anos: o de melhor jogador do planeta concedido pela FIFA.

O fenômeno


Em 1997, já era a estrela da seleção que venceu a Copa América na Bolívia. Em pouco mais de quatro anos de carreira como profissional, o jogador tinha uma média quase de 1 gol por partida. Assim, a Internazionale de Milão resolveu apostar no craque e pagou caro ao time espanhol. Com sua explosão, gols importantes e jogadas geniais, a torcida da Inter lhe deu o apelido que é sua marca até hoje: Fenômeno (foto destaque).

A pior fase

Em 1998, mesmo tendo problemas desconhecidos na final da Copa do Mundo contra a França, o atacante marcou quatro gols no torneio; fez uma boa temporada pela Inter e ficou em segundo lugar no prêmio da FIFA. Apesar de ser um astro e a referência para o torcedor brasileiro, viveu sua pior fase até o ano de 2001. Na virada do século, sofreu duas contusões seguidas e era figurinha descartada na Copa de 2002.

A reviravolta

A aposta foi de Felipão. Desacreditado por muitos para àquele Mundial, Ronaldo mostrou que era simplesmente Fenômeno. Fez o mundo bater palmas nos sete jogos em que atual na Coréia e Japão. Foram oito gols, sendo os dois da final. Uma volta por cima sem nenhuma contestação. Para completar o ano brilhante de 2002, garantiu o Mundial de Clubes e Campeonato Espanhol com a camisa do Real Madrid – seu novo clube após a Copa. De quebra, o terceiro título de melhor jogador do mundo da FIFA.

Os Galáticos?

O time do Real (foto destaque) no papel era espetacular. Ronaldo, Raúl, Beckham, Owen, Roberto Carlos e cia. Mas na prática, nada funcionava. Foi até artilheiro no Espanhol de 2003/04 com 25 gols, mas o time era desentrosado. A estrela do craque Ronaldinho Gaúcho ofuscou a do atacante nas duas temporadas seguintes – o que resultou o maior rival à conquista do Bi no Espanhol. As contusões surgiram com mais freqüência e o atacante precisava de novos ares. Antes de sair do Real, o jogador fez uma Copa da Alemanha de forma discreta, mas suficiente para bater o recorde de gols na história dos Mundiais: 15 assinalados em 3 edições.

Milan

No início de 2007, a diretoria do Milan (foto destaque) apostou no jogador. Não era nem sombra do Ronaldo de 1996/97 e 2002, mas com certeza um atacante diferenciado. Mesmo atuando pouco, fez alguns gols e foi importante no crescimento do Milan para a conquista da vaga na UEFA Champions League de 2007/08. A expectativa girava em torno do que o Fenômeno poderia produzir neste ano. E tudo virou uma incógnita no último dia 13. No segundo tempo do jogo contra o Livorno, o atacante substituiu Gilardino na equipe. E 3 minutos dentro de campo foi suficiente para Ronaldo se contundir sozinho dentro da pequena área.

O que esperar do futuro?


Com 31 anos e uma carreira consolidada, Ronaldo conquistou todos os títulos que têm direito, além de dinheiro, fama e status. A única dúvida é se o jogador continua sua carreira. Dependendo do sucesso de sua recuperação e da motivação em voltar aos campos, ninguém sabe o que pode acontecer.

Você pode ajudar

A expectativa de muitos é que o camisa 9 volte a jogar. Afinal, muitas pessoas só têm o futebol como alegria na vida. E para isso, a Nike criou um “Mini Portal” de interatividade entre o torcedor e Ronaldo. Através do http://nikefutebol.com/ronaldo, qualquer um pode deixar uma mensagem de apoio, ou até mesmo mandar vídeos de comemoração de um gol – da forma que Ronaldo sempre fez: com o dedo indicador para o alto. Além disso, o amante da bola pode mandar mensagens SMS como forma de incentivo e agradecimento. O intuito é apenas um: que o futebol não perca um grande jogador de forma tão pré-matura. Eu acredito, e você?

Fotos: Site oficial do jogador - www.ronaldo.com / Yahoo Esportes / Nikefutebol.com

Labels: ,

11 Comments:

Blogger Gerson Sicca said...

Pena ter acontecido isso com ele. Acho que seleção não dá mais. Pode ser ver volte a jogar, pra encerrar a carreira no Flamengo.

Friday, February 22, 2008 5:03:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

Caro Victor, creio que pela força de superação e por ter uma equipe competente cuidando dele, creio que ele voltará, e fará muito mais do que os torcedores andam dizendo que ele fará. Grande Abraço e força Ronaldo.

Saturday, February 23, 2008 7:48:00 AM  
Blogger Priscilla Bar said...

Excelente post,Victor.

Eu também acredito, e por tudo o que o Ronaldo representa,nao merece acabar a carreira assim...

Força Ronaldo!

Saturday, February 23, 2008 1:09:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

ronaldinho nao merecia isso nao. mas realmente pdoe ter sido falta de planejamento, pois ele ganhou mta massa, olha como o kaka era antes, driblava saia correno mas e mto magrinho e fraco , caia toda hora. hj ele continua driblano e correno q nem um louco, mas agora mais forte e nem por isso seu joelho foi afetado. mas msmo assim fico mto triste, pois foi meu idolo desde criança e pra mim ele tem q voltar, força fenomeno

Sunday, February 24, 2008 7:39:00 AM  
Anonymous Anonymous said...

Concerteza acredito na recuperação do Fenômeno. Ele é forte e vai superar esse problema. Por tudo que ele fez pela nossa merece nosso apoio

vlw abs

cesar

Sunday, February 24, 2008 2:47:00 PM  
Blogger Vinicius Grissi said...

Na verdade sou contra qualquer tipo de pressão para a volta do Ronaldo. É um jogador que não precisa provar mais nada, um grande craque. Se conseguir voltar a jogar, ótimo. Senão, respeito a um dos melhores jogadores de todos os tempos.

Monday, February 25, 2008 6:58:00 AM  
Anonymous Anonymous said...

Espero que volte, talvez no Brasil

Monday, February 25, 2008 10:14:00 AM  
Blogger Zêro Blue said...

Ótima matéria, bem mais completa que a que coloquei no meu Blog. Parabéns, vamos torcer para que o Ronaldo volte 100%.

Saudações Celestes
SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Sou Cruzeirense-Site
Sou Cruzeirense-Blog
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Monday, February 25, 2008 11:39:00 AM  
Blogger Unknown said...

Sem dúvida esse foi e é meu maior ídolo em todos os esportes. Chorei junto, me emocionei junto... me senti o próprio Ronaldo na final de 2002. Mas que ele não tá nem aí pro que a gente acha ou deixa de achar sobre ele, é uma grande verdade.

Se ele voltar, vai ser pelo próprio Ego.

Abraços!
http://pandegosepatuscos.blogspot.com/

Monday, February 25, 2008 12:53:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

http://www.futepoca.com.br/2008/02/o-marketing-viral-e-nike.html
Podia pelo menos divulgar que a notícia é um marketing viral e não uma matéria 'espontânea'.

Monday, March 03, 2008 2:40:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

Quanto você ganhou pra fazer esse post, Vitor? Que vergonha, hein!

Saturday, March 15, 2008 11:18:00 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home