Wednesday, February 13, 2008

Quem foi que disse que mulher e futebol não combinam?!


Por Fernanda Belém

O meu primeiro post para o blog e para iniciar a parceria que deveria ter começado em janeiro, mas que eu, muito enrolada, só fui conseguir concretizar a parceria entre os blogs agora, seria sobre a grande rivalidade entra Brasil x Argentina. Mas como vamos fazer essa troca toda quarta feira, achei que deveria deixar essa crônica mais para frente e fazer do meu primeiro post aqui, meio que uma reclamação!
Como em um blog de futebol, ainda a grande maioria dos leitores são homens, desde que criei o meu vejo muitos comentários e escuto muitas pessoas que passam por lá dizerem – Nossa... uma mulher com um blog de futebol?! Ou então – Caramba! Que legal... você é mulher, mas até que entende de futebol! – e não só esses, mas muitos outros do tipo.
Mas o que na verdade me inspirou a escrever esse post no lugar do que já estava pronto, foi uma pergunta quem vem sendo repetida toda vez que falo sobre o meu blog, ou sobre qualquer assunto em que me meto de futebol. Recentemente fui dar um palpite e escuto – Mulher não entende de futebol! É melhor não dar palpite.. para começar, você sabe explicar a linha do impedimento?! – SIM!!!!! Me irrita toda vez que ouço essa pergunta! TODOS me perguntam isso. Qualquer pessoa que goste de futebol , sejam elas, homens, mulheres, crianças, velhinhos... sabem explicar a linha do impedimento. Quem acompanha jogos, sabe! É óbvio! Por que sempre essa pergunta? Qual é a dificuldade?
Ah... porque muitas mulheres não sabem explicar?!? Assim como muitos homens, que preferem tênis, natação, basquete, ou qualquer outro esporte, que não seja o futebol, também não sabem! O que eu acho uma pena!!!! É verdade! Tenho pena de quem não gosta de futebol. Tanto homens, quanto mulheres. Quem gosta de futebol, tem sempre uma alegria a mais, um time para torcer, uma paixão e um lazer incomparável que é ir ao estádio, cantar com a torcida e poder “tirar uma onda” com um amigo que torce por um time diferente do seu. Quem não gosta de futebol, nunca terá esse prazer! E tem menos opções na televisão, principalmente às quartas e aos domingos. Então, por que as mulheres não deveriam gostar?!
Com o tempo, vocês irão perceber que além de entender e gostar, mais e mais mulheres deveriam estar presentes nesse esporte. Seja no gramado, na arquibancada ou na cobertura! Dando um show de bola como o que a Marta dá, com jogadas que às vezes falta no futebol masculino. Com debates mais charmosos e menos bairristas como os da Renata Fan, que pega pela frente paulistas fervorosos como o Neto. Com piadinhas e o humor super descontraído da Maria chuteira, da rádio Globo, nas coberturas esportivas. Mulher entende de futebol SIM! E não é isso que é estranho! O que é estranho é quem não vê graça, quem não entende e quem não ama esse esporte!

Para conferir o meu blog, acessem: http://beladabola.blogspot.com

Foto: Gettyimages

8 Comments:

Blogger Net Esportes said...

Mulheres tem todo o direito de gostar de futebol e curtir toda essa emoção sim, e pode gostar de outros esportes também, como eu, pois essas emoções estão presentes em todas as modalidades.

http://netesporte.blogspot.com

Thursday, February 14, 2008 5:20:00 AM  
Blogger Vinicius Grissi said...

Belissimo post! Parabéns pela "contratação" Massi. Já li algumas vezes o Bela da Bola, e realmente, é de quem entende. Prova real de que mulher pode sim entender de futebol. Basta querer.

Thursday, February 14, 2008 5:51:00 AM  
Blogger Vinicius Grissi said...

Só errei no "Massi"...hehehehe...Tinha acabado de ler o blog dele e acabei fazendo confusão. Corrigindo: bela contratação Victor Hugo!

Thursday, February 14, 2008 5:53:00 AM  
Blogger Lili. said...

This comment has been removed by the author.

Thursday, February 14, 2008 8:40:00 AM  
Blogger Unknown said...

Pois é.. Mas eu acho que ainda vai demorar mto pra gente conseguir espaço de verdade e respeito no meio do futebol. Principalmente aqui no Brasil, o povo é muito machista e preconceituoso. Vê só nesses comentários que você disse que recebe.. Existe coisa pior que escutar um "olha! vc até que entende de futebol hein!"?

Thursday, February 14, 2008 8:42:00 AM  
Blogger confionomengao said...

Por incrivel que parece eu comentei sobre as mulheres no futebol no seu blog antes mesmo de vir aqui. =)

Gostaria de propor a esse blog uma parceria! Seria possível?

Abração, até.

http://ConfionoMengao.blogspot.com

Thursday, February 14, 2008 8:05:00 PM  
Blogger Unknown said...

Mulher entende sim de futebol. Também tenho meu blog e ouso muito coisas do tipo: Mulher?! É uma mulher que escreve!?
Agente está aqui pra provar isso.

beijos

blog atualizado
passa la

Friday, February 15, 2008 4:46:00 AM  
Blogger Priscilla Bar said...

Adorei o post!!!Mulher entende de futebol SIMMMM!E gosta de futebol SIMMMM!

Belo post,Fernanda.Quando quiser e se quiser passa lá pelo Guard Rail.Eu falo sobre F1.

Bjs

http://blogguardrail.blogspot.com

Saturday, February 16, 2008 9:29:00 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home