Sunday, February 10, 2008

A bola não pára

O Futegol reservou o post de hoje para analisar o desempenho das principais equipes mineiras no torneio estadual e as expectativas para seus torcedores. Além disso, um pequeno balanço do que foi o principal destaque no planeta bola deste domingo.

Campeonato Mineiro 2008

Villa Nova 0x2 Atlético

Antes da partida, muita festa para comemorar o centenário de ambas as equipes. No gramado, faltou aquele clima que sempre envolveu os jogos dos dois times no Alçapão do Bonfim, em Nova Lima. O Leão pouco atacou, e o Galo abriu o placar com um golaço do lateral-esquerdo Agustín Viana, no ângulo direito de Glaysson. Já nos acréscimos da etapa inicial, Renan aproveitou uma bola rebatida na grande área para chutar com força no ângulo esquerdo e ampliar o marcador. Na segunda etapa, o Villa voltou mais ofensivo, porém com poucas conclusões ao gol. O armador Tucho se mostrou apagado durante o jogo e o Galo administrou até o fim o resultado positivo.

O que esperar:

Villa Nova
: com duas derrotas em três jogos, nada de desespero. O Villa possui um time que pode disputar uma das 4 vagas para as semifinais. Com jogadores experientes e rodados no futebol brasileiro, é um time que deve brigar pelas primeiras posições nas próximas rodadas. Destaque para o zagueiro Carciano, que mesmo fazendo muitas faltas, é um líder dentro de campo e pode ajudar o Villa contra adversários modestos.

Atlético: após uma derrota e uma vitória suada, o Galo mostrou melhor em campo nesta partida. Por mais que o goleiro adversário quase não atuou, o time alvinegro mostrou um poder de marcação melhor do que nas partidas anteriores, e o contra-ataque que é a principal arma começa a se encaixar. Destaque para o goleiro Édson que vinha sendo muito cobrado, e fez uma excelente partida com pelo menos duas boas defesas. Com as voltas do meia Souza e o lateral-direito Coelho, o técnico Geninho pode ganhar novas opções para as posições que mais preocupam os torcedores.

Cruzeiro 3x0 Democrata-SL

Mais uma vez a equipe cruzeirense atuou bem na temporada e desta vez venceu facilmente o time de Sete Lagoas. Logo no início, o meia Leandro Domingues – melhor em campo – (foto destaque) marcou um golaço. Após dar boa arrancada, o jogador passou por dois adversários e tocou na saída do goleiro Edmar: 1 a 0. Ainda na primeira etapa, o Cruzeiro ainda teve boas chances para ampliar, mas o resultado se manteve. No segundo tempo, o segundo gol não demorou também. Aos 14 minutos, Tuta tocou com o braço dentro da área um chute do autor do primeiro gol. Na cobrança de pênalti, Marcinho chutou no canto esquerdo de Edmar para ampliar: 2 a 0. O atacante Guilherme ainda teve pelo menos três boas chances para fazer o seu gol, mas muito mal em campo, não conseguiu concluir nenhuma delas nas redes. Aos 35, o volante Charles chutou com violência de fora da área. Com um desvio nas costas do zagueiro do Democrata, a bola tocou na trave direita antes de balançar as redes: 3 a 0. O Jacaré ainda teve uma boa chance para diminuir o placar, mas o meia Daniel cabeceou no travessão.

O que esperar:

Cruzeiro: na quarta partida da temporada, o Cruzeiro mostrou muita eficiência dentro de campo e pode ser um adversário difícil de ser batido inclusive na Libertadores. Do ano passado pra cá, a zaga melhorou um pouco. Na lateral-direita, o técnico Adílson Batista ainda possui uma dúvida entre escalar o apoiador Apodi ou o marcador Marquinhos Paraná. Se optar pelo primeiro, o time perde muito em marcação, já que do lado esquerdo o camisa 6 Jadílson atua muito pra frente do meio-campo, criando espaços para o time adversário. Na frente, o time ainda não encontrou um centroavante de referência. Destaque para Ramires que tem jogado muito e é uma pessoa fundamental para a equipe. Além dele, o atacante Marcelo Moreno tem mostrado muita disposição durante as partidas, e têm ganhado confiança da torcida cruzeirense.

Democrata-SL: mesmo sendo um time fraco, o torcedor do Jacaré tem algo para se conformar. Dos 8 jogos que o clube ainda resta para enfrentar, a equipe é a única do campeonato que não enfrenta mais os três principais clubes do estado. Contra Atlético, Ipatinga e Cruzeiro, o Democrata venceu apenas o alvinegro, e pode subir na tabela ao longo da competição. O destaque fica para o meia Ewerton, que tem atuado bem e apóia bastante nas jogadas criadas pelo meio.

Futebol Internacional:

Manchester United 1x2 Manchester City

Foi um jogo para os Diabos Vermelhos esquecerem. Atuando com um uniforme especial para relembrar os 50 anos do desastre da delegação em Munique, no qual 8 jogadores morreram, o time da casa foi surpreendido pelo rival logo no primeiro tempo. Na oitava posição, o time de Elano – que não jogou – não vencia há 4 partidas, mas parecia que era o líder do campeonato. Bem armado taticamente, utilizava dos contra-ataques para criar suas principais jogadas. Aos 24 minutos, Ireland finalizou de fora da área, Van der Sar rebateu e Vassel (foto destaque) precisou chutar duas vezes para abrir o marcador. Já no fim do primeiro tempo, o estreante Benjani resvalou de cabeça após cruzamento de Petrov, acertando o canto direito do gol adversário: 2 a 0 City.
Já na segunda etapa, o jogo esfriou bastante, e o United não conseguia criar boas jogadas. Cristiano Ronaldo e Tévez (foto ao lado) apareceram pouco e quase não deram trabalho para o goleiro Hart. As mudanças feitas por Alex Ferguson surtiram efeito, mas foram tarde demais. O gol de honra dos Diabos Vermelhos só aconteceu nos acréscimos, com uma bela jogada e finalização de Carrick, de fora da área. O resultado deixa o time mais tradicional da cidade na vice-liderança com 58 pontos – dois a menos que o Arsenal. Já o City chegou aos 44 pontos e assumiu a sexta posição. Após mais de 30 anos, o clube celeste conseguiu quebrar dois tabus: de derrotar o rival no Old Trafford, e vencer os dois confrontos do Campeonato Inglês.

Egito 1x0 Camarões

Na tarde deste domingo, a seleção egípcia conquistou seu sexto título da Copa Africana de Nações. Jogando em Acra, capital de Gana, os Faraós venceram a seleção camaronesa pelo placar mínimo. O jogo foi bastante movimentado durante os 90 minutos, e as duas seleções tiveram várias oportunidades de gols. Muito mais pelo fato de que os africanos ainda não se preocupam tanto com um poder de marcação, do que com a presença maciça de grandes craques. Pelo lado dos Faraós, o time bem armado taticamente e sempre atuando pelas pontas do gramado deu muito trabalho ao goleiro Kameni, que fez a melhor defesa do primeiro tempo. Aos 34 minutos da etapa inicial, Moateb chegou livre e chutou forte, mas o camaronês colocou pra escanteio. Já os Leões Indomáveis tentavam explorar as arrancadas do atacante Samuel Eto’o, mas era marcado individualmente o tempo inteiro. Na segunda etapa, o Egito voltou pressionando muito e o gol era questão de tempo. Em uma bobeira do zagueiro Song, quase a equipe camaronesa levou o gol. Mas no segundo vacilo aos 31 minutos, a estrela Zidan (foto ao lado) não perdeu a oportunidade e roubou a bola. Na dividida com dois camaroneses, o camisa 9 deixou Aboutrika livre pra tocar por baixo de Kameni: 1 a 0 Egito. Os Leões ainda tentaram a igualdade, mas com a segurança e reflexo do melhor goleiro da competição, El Hadary (foto ao lado), os Faraós asseguram o sexto troféu, sendo o segundo consecutivo. Agora o que me deixou em dúvida foram dois fatos: Por que o Egito se dá tão bem em campeonatos do continente e nunca aparece entre os africanos nas Copas do Mundo? Por que os times brasileiros não apostam em jovens estrelas africanas?

Fotos: AFP / Paulo Filgueiras / Agência Estado

Labels: , , , , , , , , , , ,

4 Comments:

Blogger Gerson Sicca said...

Acho q o Cruzeiro tem bola para brigar pela Libertadores. Ontem, mesmo com os reservas, tocou 3. Qual time brasileiro conseguiria fazer tantos gols com os reservas, mesmo contra times pequenos?

Monday, February 11, 2008 4:34:00 AM  
Blogger Vinicius Grissi said...

Acho que o Souza não vai acrescentar muito ao time do Atlético. É um jogador que já ia encerrar a carreira quando recebeu o convite do clube. Complicado.

Mas o time do Atlético aos poucos vai melhorar, ao estilo Geninho. Muita pegada, e vitórias na eficiência.

No entanto, a força no estado pelo menos neste início é mesmo o Cruzeiro, que vem melhorando a cada partida, e mostrando um grupo bastante qualificado.

Monday, February 11, 2008 5:36:00 AM  
Blogger Net Esportes said...

Muito interessante a vitória do Egito, eu não esperava que o Manchester Inited fosse perder denovo pro City e o Real Madrid detonou com 7 a 0, mas o melhor de tudo foi a vitória do São Paulo contra o Santos !!!!!!!

http://netesporte.blogspot.com/

Monday, February 11, 2008 10:45:00 AM  
Blogger Priscilla Bar said...

Oi Victor,

como dá gente de BH por esses blogs né menino?!
Vi seu recado lá no Guard Rail.Gostei do seu blog.Já ta nos favoritos.

Passarei sempre por aqui para dar meus palpites(rs).

seja sempre bem-vindo ao Guard Rail.
Bjs

Monday, February 11, 2008 2:25:00 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home