Wednesday, December 19, 2007

Vai-e-vem em Minas

A temporada 2007 chega ao seu final, mas os times não têm se movimentado muito em Minas Gerais. Os três clubes que vão disputar a Série A do Brasileiro em 2008 apresentaram poucos reforços, deixando as respectivas torcidas impacientes.
Pelo lado alvinegro, a contratação de Geninho gerou forte rejeição da torcida. O treinador que esteve no clube em 2002, saiu pela “porta dos fundos” trocando o Galo pelo Corinthians. Isso fez com que os torcedores não esquecessem a mudança, chamando o treinador de mercenário.
No Cruzeiro, a diretoria optou pela demissão do técnico Dorival Júnior na busca de um comandante mais experiente para a Taça Libertadores da América. A ida de Mano Menezes para o Corinthians frustrou os irmãos Perrella, que tiveram como saída à escolha de Adílson Batista. A torcida celeste vê com maus olhos a mudança, pois o treinador possui pouco currículo, e ainda não dirigiu clubes grandes no cenário nacional.
Já no Vale do Aço, a diretoria do Ipatinga se movimenta mais nos bastidores. Depois da perda do artilheiro Alessandro para o futebol japonês, a principal novidade é o anúncio da montadora italiana de automóveis, Fiat, como nova patrocinadora do clube. Ao lado dela, a Usiminas permanece apoiando o Tigre, com o objetivo de manter a equipe na elite do futebol nacional.

Confira como anda as mudanças nos principais clubes mineiros:

Atlético:

Principais Saídas:
* Émerson Leão (técnico): Conseguiu montar a equipe muito bem na reta final do Brasileiro, obtendo uma série de 10 jogos sem derrotas.

* Marcinho (meia), para o Flamengo): Foi decisivo na conquista da Série B em 2006 e o Mineiro 2007. Mas nos últimos seis meses não atuou bem. Tem potencial.

* Coelho (lateral-direito), para o Corinthians: Tirando a polêmica com o meia Kerlon no clássico mineiro, foi o jogador que criou mais assistências no elenco mineiro. Em boas cobranças de faltas e cruzamentos, levou perigo aos adversários.

Principais Contratações:
* Márcio Araújo (meia), do Kashima Reysol-JAP: foi importante na conquista da Série B, mas o nível para o 2008 é outro. Pode contribuir para a equipe.

* Geninho (técnico), do Sport: tem um enorme desafio para comandar o Galo. Além de reverter à rejeição da torcida, sofrerá muita pressão no Centenário do Galo.

* Marcelo Nicácio (atacante), do CRB: não se trata de uma grande contratação, mas até o momento foi o que o clube conseguiu trazer. Na temporada de 2007, foi o artilheiro do clube alagoano e pode compor elenco, ao lado de Marinho e Éder Luís.
* Ricardo Martinez (zagueiro), do Libertad-PAR: caso Marcos não permaneça no clube, o paraguaio é a peça de reposição para o Centenário. Participou das últimas duas Libertadores e pode acrescentar.

O que deve pintar nos próximos dias:
* Renovação do zagueiro Marcos: o capitão da equipe negocia com a equipe sua permanência na equipe. Especula-se que o zagueiro pediu 120 mil reais por mês, ou seja, 100% de aumento. Com outras propostas no mercado, o Galo dificilmente deve manter o jogador.

* Contratação de Marques: Aos 34 anos, o atacante Marques pode concretizar sua terceira passagem no Galo. A conversa com os dirigentes está acontecendo, e o acerto esbarra em um projeto de marketing do clube e o jogador. Pelo nível do futebol brasileiro nos últimos anos, acredito que seja uma boa contratação.

Carência:
* Com a saída de Marcinho, o clube necessita urgente de um bom camisa 10. Além disso, as laterais preocupam bastante os torcedores e precisam de reforços. Outros jogadores para compor o elenco são necessários.

Principais armas:

* Juninho (goleiro): apenas 12 partidas foram suficientes para Juninho cair nas graças da torcida. O camisa 1 fez excelentes defesas nos últimos jogos, garantindo bons resultados.

* Rafael Miranda (volante): o jogador revelado nas categorias de base do clube é um cão de guarda para os defensores. A contusão que o afastou dos campos nos últimos 4 meses não é problema para o ano que vem.

* Éder Luís (atacante): o velocista sofreu altos e baixos no clube, mas atualmente vive seu melhor momento. A diretoria já descartou duas propostas do futebol russo pelo atacante, de 22 anos.

Cruzeiro:

Principais Saídas:
* Roni (atacante), sem clube: o experiente atacante mostrou uma regularidade na temporada vestindo a camisa celeste. Em momentos decisivos, chamou a responsabilidade e teve grande participação na conquista da vaga na Libertadores.

* Dorival Júnior (técnico), indefinido: mesmo mostrando irregularidade no comando do Cruzeiro, o treinador fez algo que muitos não acreditavam: levou à equipe para a disputa da Libertadores, com um elenco jovem e muita carência no sistema defensivo.

Principais Contratações:
* Apodi (lateral-direito), do Vitória-BA: antes mesmo da Série B terminar, a diretoria do Cruzeiro agiu de forma rápida e contratou o lateral do clube baiano. Utilizando muito de sua velocidade, Apodi infernizou os adversários e pode ser uma grande arma da equipe celeste em 2008.

* Andrei (goleiro), do Steaua Bucareste: vejo o Cruzeiro carente na posição, mesmo muitos torcedores idolatrando o goleiro Fábio. O camisa 1 tem oscilado muito nos últimos meses e já não é unanimidade para os cruzeirenses. Seu momento indefinido fez com que a diretoria optasse em reforçar o elenco com mais um arqueiro.

O que deve pintar nos próximos dias:
A apresentação dos jogadores Marquinhos Paraná e Fabrício. Os dois são escolhas do técnico Adílson Batista, mas não são vistas de forma positiva pela torcida do Cruzeiro.

Carência:
Mais do que nunca, o Cruzeiro precisa de zagueiros. Teve uma das piores defesas do Brasileirão e até nos troféus mineiros que homenageiam os melhores da temporada, a equipe não teve nenhum representante. O técnico Adílson Batista poderiam olhar melhor a base, principalmente o jovem Wellington, que foi pouco aproveitado na temporada e mesmo assim atuou bem, marcando gol no clássico contra o Atlético. Outro setor carente é a lateral-direita, que foi quase nula no ano de 2007. Com a saída de Roni, a diretoria precisa correr atrás de um bom camisa 9, principalmente para a disputa da Libertadores.
Principais armas:
* Charles e Ramires (volantes): depois de Hernanes e Richarlyson, a melhor dupla de volantes do Brasil. Os dois fizeram excelentes atuações e o trabalho foi coroado com a convocação para a Seleção Olímpica.

* Guilherme (atacante): não conseguiu se firmar como titular absoluto na equipe, mas mostrou que é um jogador muito inteligente e tem muito pra acrescentar no ano que vem. Jogando menos que muitos companheiros de posição, foi um dos principais artilheiros na temporada.

* Fernandinho (lateral-esquerdo): contratado junto ao Criciúma, Fernandinho agradou e muito os cruzeirenses. Além de um chute muito forte, o lateral deu várias assistências ao longo do Campeonato Brasileiro.


Ipatinga:

Principais Saídas:
Alessandro (Atacante), para o Albirex Niigata-JAP: foi o artilheiro da Série B com 25 gols e deve fazer falta no ano que vem.

Leandro Salino (Meia), para o Nacional-POR: outra peça fundamental no esquema tático do time de Emérson Ávila, e que necessita de um substituto à altura.

Principais Contratações:
Anúncio da parceria com a FIAT Automóveis e Usiminas. A montadora italiana vai estampar sua marca na parte de trás da camisa, enquanto a multinacional de aço permanece com o estaco da frente.

Carência:
Além de um bom matador para o lugar de Alessandro, os dirigentes do Ipatinga precisam contratar jogadores experientes. Algumas posições carecem de reforços para um elenco mais forte.

Principais armas:
* Fred (goleiro): substitui Rodrigo Posso à altura. Se isso é possível, Fred fez vários milagres na reta final da Série B, principalmente em jogos fora de casa. É um goleiro de Série A.

* Gérson Magrão (meia): fez uma excelente Série B neste ano e deve permanecer na equipe. Camisa 10 habilidoso, e pode contribuir muito para o Tigre na elite.

* Beto (lateral-esquerdo): sabe cruzar bem e foi importante para que vários gols começassem em jogadas pela esquerda.

Labels: , , ,

4 Comments:

Blogger Vinicius Grissi said...

Bela análise. Sobre o Atlético, creio que o Marcos não renova, e que o time vai ter muita dificuldade para encontrar um "10" no nível do Marcinho. Marcio Araújo vai finalmente dar fim à "era Bilú". No Cruzeiro, a saída de Roni foi péssima para o time, carente de experiência para a Libertadores. Na zaga, Thiago Martinelli e Marcelo Tavares podem emplacar. O lateral direito Apodí tem tudo para ser um grande destaque.

Thursday, December 20, 2007 10:19:00 AM  
Blogger Gabriel Dudziak said...

Ótima análise!

Contudo, há que se dizer que é pouca coisa para times que anseiam algo mais do que posições medianas no campeonato Nacional e na Libertadores

Thursday, December 20, 2007 10:45:00 AM  
Blogger Filipe Araújo said...

bela análise!

e concordo plenamente com o gabriel!

abrazo!

http://gambetas.blogspot.com

Friday, December 21, 2007 2:38:00 AM  
Anonymous Anonymous said...

Vale ressaltar que o Cruzeiro disputará a libertadores e precisa de jogadores mais experientes. E o Galo Mineiro está no seu centenário e sua torcida merece pelo menos um titulo. O Ipatinga espero que seja uma boa surpresa nesse campeonato.

www.newsfut.wordpress.com

vlw abs

Friday, December 21, 2007 6:47:00 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home