Thursday, September 20, 2007

Tríplice Coroa outra vez?
O Internacional lançou nesta última quinta-feira a sua nova camisa para utilizar nos próximos doze meses. A grande mudança é a presença da Tríplice Coroa sobre o escudo do colorado. A partir de agora, as estrelas passam para o lado direito do peito junto ao fornecedor esportivo (foto abaixo), enquanto o novo símbolo destaca os títulos da Copa Libertadores da América 2006, Mundial Interclubes 2006 e a Recopa Sul-Americana 2007 no lado esquerdo (foto acima).
Este recurso não é novidade para alguns clubes e seleções. O Cruzeiro passou a adotar também a partir de 2004 quando venceu no ano anterior os títulos do Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro – feito inédito por um clube brasileiro a conquista das duas competições nacionais e o campeonato regional. Já o Real Madrid considerou sua Tríplice Coroa com a conquista da Copa do Rei, Campeonato Espanhol e UEFA Champions League. Além disso, a CBF também considera esse feito, após a Seleção Brasileira vencer três mundiais em diferentes categorias: profissional, sub-20 e sub-17.
A questão nesse caso é o critério adotado pelos clubes. O principal objetivo é enaltecer as conquistas através do marketing. Mas não existe lógica nenhuma. Enquanto o Colorado considera feitos internacionais, o Cruzeiro venceu apenas nacionais – não desmerecendo nenhum clube. Seria interessante se a FIFA ou as Confederações criassem padrões para que o feito se tornasse ainda mais importante.
Enquanto isso, candidatos a vencedores de uma Tríplice Coroa não vão faltar.
Fotos: Site Oficial do Internacional - www.internacional.com.br

5 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Puro Marketing. Mas essas coisas fazem bem ao futebol!Abraço

Friday, September 21, 2007 8:31:00 AM  
Blogger Unknown said...

Na Inglaterra não tem triplice coroa propriamente, tem o que eles chamam de Treble, que é a conquista do campeonato inglês, Copa da inglaterra e uefa champions league. e como vc bem deve saber. o united é o único time que já conseguiu isso. =) Só que lá eles não estampam isso na camisa.
Pode até ser marketing, mas é bem positivo na minha opinião.

Friday, September 21, 2007 2:24:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

A questão é a falta de critério adotado pelos clubes.

Friday, September 21, 2007 6:16:00 PM  
Blogger Maurício Brum said...

Já diria o outro: "que títulos a rbk conquistou para ter aquelas estrelinhas ali?", hehehe

Monday, September 24, 2007 5:28:00 PM  
Blogger Vinicius Grissi said...

Acho impossível regularizar, pois cada país tem suas especificidades. Acho válido como jogada de marketing, a valorização das conquistas. Mas tudo tem que ser feito com muito cuidado...

Monday, September 24, 2007 8:28:00 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home