Monday, May 14, 2007

O “melhor” do Brasil

Na última quinta-feira, assisti o maior erro de arbitragem desde que me conheço por gente. Em um jogo equilibrado no Maracanã, o Botafogo vencia o Atlético-MG por 2 a 1 com mais de 50 mil torcedores. O jogo era válido pelas quartas-de-final da Copa do Brasil. Aos 45 do segundo tempo, o meia Tchô sofreu um pênalti claríssimo quase dentro da pequena área pelo zagueiro Alex do Botafogo. O lance foi tão claro que o Maraca inteiro se retorceu já imaginando o pior. E o dono do apito a dois metros do lance nada marcou. O Galo teria chances reais de empatar o jogo e avançar no torneio.
E o pior de tudo: o árbitro era Carlos Eugenio Simon, que apitou as Copas de 2002 e 2006, e considerado o melhor do Brasil até então. O lance foi tão grotesco que até os jogadores do Fogo admitiram que aconteceu o pênalti. Revolta por parte dos jogadores (foto), dirigentes e torcedores do Galo.
Já no final de semana, o “árbitro” teve a cara-de-pau de dizer que não teve a convicção da infração e por isso não deu. Ainda afirmou que está muito envergonhado por um erro tão grosseiro. Pior para o Galo: eliminado da Copa do Brasil e sem poder brigar pela vaga para a Libertadores, tão perseguida para 2008, o ano de seu centenário.
Ontem, o Galo enfrentou o Náutico pelo Brasileirão ainda inconformado. Com um bracelete usado por todos jogadores escrito “Protesto”, e ainda faixas espalhadas pelas arquibancadas do Mineirão (foto), a revolta era total. A comissão de arbitragem já afirmou que Simon não apita mais jogos do Atlético nesse ano. Mais que um prêmio. Será muito mais justo se ele não apitar jogo nenhum mais de times brasileiros.

Confira alguns erros GROSSEIROS de Simon nos últimos anos:

08/05/2002: Corinthians 2x1 Brasiliense (Final da Copa do Brasil)
Simon não dá um pênalti claro a favor do Brasiliense, e não marca falta de Gil sobre o adversário que resultou em um dos gols do Corinthians.

03/07/2004: Vasco 2x2 Figueirense (Campeonato Brasileiro)
“Por falar em árbitro, o Vasco só não venceu o Figueirense, sábado, por causa do árbitro Carlos Eugênio Simon, que anulou um gol legítimo de Anderson” (O GLOBO)

12/10/2005: Vasco 3x3 Figueirense (Campeonato Brasileiro)
“Apitado pelo gaúcho Carlos Eugênio Simon, o jogo contou com gol irregular e com um mal anulado, além de um pênalti aos 48min do segundo tempo que provocou uma série de reclamações por parte dos catarinenses. O lance, aliás, evitou a derrota do clube cruzmaltino.” (PORTAL TERRA)

01/04/2006: Internacional 0x0 Grêmio (Campeonato Gaúcho)
“Aos 32, num choque com Patrício, o volante colorado Perdigão perdeu um dente. A partida passava a viver momentos de agressividade. Na seqüência o atacante Michel e o zagueiro Evaldo chegaram a trocar empurrões, mas o árbitro Carlos Simon e seus auxiliares não viram o lance, e ninguém foi punido.” (UOL)

11/05/2006: River Plate 2x2 Libertad (Taça Libertadores da América)
“O duelo ficou marcado por erros do árbitro brasileiro Carlos Eugênio Simon. O trio de árbitros liderado pelo brasileiro, que atuará na Copa do Mundo da Alemanha, marcou um impedimento após uma cobrança de lateral e ainda validou o segundo gol do River, que foi irregular.” (PORTAL TERRA)

12/06/2006: Itália 2x0 Gana (Copa do Mundo)

Simon prejudicou a equipe africana ao não marcar dois pênaltis (“Simon estréia com arbitragem polêmica – PORTAL TERRA)

Fotos: Jorge Gontijo - Estado de Minas / Ricardo Cassiano - Lancepress

3 Comments:

Blogger Novo Motivo said...

E diante de um histórico desses a diretoria do Galo ainda permite o senhor Simon apitar um jogo decisivo do Clube.. não sei quem é mais incompetente..!!

Tuesday, May 15, 2007 6:11:00 PM  
Blogger Márcio Almeida said...

O totol...só faltou as "garfadas" do Simon sobre o Cruzeiro também.. não foram poucas viu!
Abraço!!

Tuesday, May 22, 2007 11:08:00 AM  
Blogger Victor Hugo Antinossi said...

Márcio...coloquei só os erros que foram grandes polêmicas mesmo...e ainda esqueci de colocar a falta de bom senso do Simon em não paralisar a partida São Caetano 2x1 Atlético-MG no Brasileiro de 2001 no meio de uma tempestade no Anacleto Campanella. Se fosse qualquer outro time, ele deveria paralisar também. Faltou bom senso e acabou prejudicando o Galo, que tinha mais técnica que o Azulão!

Valeu pelo comentário! Abs!

Tuesday, May 22, 2007 7:59:00 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home