Saturday, March 10, 2007

A bruxa está solta



Nas últimas duas semanas um fato chamou atenção em todo futebol mundial: o grande número de contusões graves. Todos sabem que o esporte mais popular do planeta dá liberdade para o contato entre jogadores, e que geralmente há um número elevado de faltas durante os 90 minutos.

Mas em menos de sete dias, 4 jogadores se contundiram gravemente nos gramados brasileiros. O primeiro foi o atacante do Flamengo Obina, que torceu o joelho numa jogada individual, pela semifinal do Carioca contra o Vasco. No clássico entre Corinthians e Palmeiras, duas baixas: Nilmar no Timão (foto) e Alemão no alviverde. Os dois também com lesões nos joelhos tiveram que ser substituídos. Pelo Campeonato Mineiro, o meia Kerlon do Cruzeiro sofreu a mesma contusão ao dividir uma bola com o zagueiro do América. Todos eles tiveram que passar por cirurgias e ficarão no mínimo oito meses parados.

Pelo futebol internacional, as baixas estão para todos os lados. Thierry Henry está fora da temporada ao sofrer duas lesões na derrota do seu time, o Arsenal, para o PSV pela UCL. O francês sentiu dores na virilha e no abdômen e ficará de fora da equipe por 3 meses. Ainda no país dos Beatles, a outra baixa foi o também francês Louis Saha. O jogador do Manchester sofreu uma lesão no tendão e desfalca o líder da Premiere por 1 mês. No futebol alemão, o problema vem do Stuttgart. O atacante Mario Gómez sofreu uma ruptura nos ligamentos do joelho direito e está fora do término do campeonato. O jogador é o artilheiro da Bundesliga com 14 gols e seria o provável substituto de Klose, suspenso, para a próxima partida da Alemanha pelas Eliminatórias da Eurocopa. Além dessas contusões mais graves, jogadores no estaleiro não faltam: Roberto Carlos e Cannavarro pelo Real Madrid, Luisão no Benfica, Cleiton do Estrela Amadora, Peter Crouch do Liverpool, Renato do Sevilla, entre outros...

O fato é que nos últimos jogos, muitas faltas duras e pouca punição. No clássico entre Barcelona e Real Madrid, faltou mais pulso para o juiz Undiano Mallenco. Com várias jogadas feias, o cartão vermelho deveria ser mais utilizado. E no final, sobrou para as grandes estrelas...Ronaldinho Gaúcho, Fernando Gago, Guti e Xavi que o digam!

Muitas dessas contusões foram em jogadas individuais com muita infelicidade, mas a falta de uma punição mais rigorosa de certos árbitros dá liberdade para os botineiros abusarem dos carrinhos, pontapés e faltas maldosas. Haja departamento médico para estes clubes...
Foto: Paulo Pinto - Agência Estado

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Thiaguin falou que O Nilmar volta uns 3 meses mais cedo que o Kerlon auhuaha
o cara vai mudar de curso de novo..vai fazer medicina!!

Friday, March 16, 2007 8:01:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

anota isso! Falei mesmo...

Sunday, March 18, 2007 6:41:00 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home