Wednesday, March 14, 2007

Deu a louca na CBF?

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou na segunda-feira passada as tabelas detalhadas dos Campeonatos Brasileiros Séries A e B. O Nacional terá início no dia 12 de maio e se encerra em 02 de dezembro. A fórmula de pontos corridos continua valendo e os 4 piores clubes caem para a Série B de 2008, assim como os 4 melhores desta divisão sobem para a elite nacional.

A idéia da entidade é dar aos clubes uma tranqüilidade para o planejamento da temporada, com um calendário organizado, datas previstas para todos os jogos, com horários marcados e TV's que irão transmitir as respectivas partidas. Para muitos, é um avanço do futebol brasileiro. Na década de 90 e início do novo século, o Brasileirão adotou diferentes fórmulas e alguns times promoviam maratonas para participar de diferentes campeonatos. Uma tremenda confusão!

Até aí, tudo bem. O Brasileirão 2007 tem tudo para ser um sucesso. Mas para quem analisou a tabela rodada por rodada, algumas surpresas desagradáveis. Alguns clássicos, por exemplo, serão realizados em uma quarta-feira à noite. Outros em uma terça-feira à tarde.

Pela 9ª rodada do primeiro turno, três jogos serão realizados à tarde em uma plena terça-feira. E mais, dois grandes clássicos do futebol brasileiro: Santos x Vasco e Atlético-MG x Flamengo. Para os mandantes, uma boa oportunidade de levar grandes públicos e rendas aos estádios. Com estas datas, isso não deverá acontecer mais, já que os jogos serão em dias úteis, em horário de trabalho para uma grande parcela da população.

Já no dia 12 de setembro, quatro clássicos regionais serão realizados em uma plena quarta-feira à noite, pela 7ª rodada do returno. São Paulo x Santos, Flamengo x Vasco, Atlético-MG x Cruzeiro e Grêmio x Internacional se enfrentam. Um absurdo!

Temos que elogiar o quanto a CBF luta pela melhoria do futebol nacional nos últimos anos. Conquistamos um prestígio muito grande na FIFA - e deve nos presentear com a Copa do Mundo de 2014 - , calendários definitivos para todas as temporadas, tempo para que os clubes possam se planejar. Mas esqueceram de colocar alguém que entenda realmente das raízes do nosso futebol para fazer uma tabela de campeonato. Em dias de clássicos, Porto Alegre, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e outras capitais páram para ver os rivais se enfrentarem. Em dias de semana, o trânsito é lento, todo mundo trabalha, tem obrigações. Depois reclamam que o torcedor não vai ao campo...é duro!!!

5 Comments:

Blogger Felipe Zulato said...

Totol, se nao me engano essa rodada de terça a tarde acontece num feriado e por isso o jogo nao ocorre na parte da noite.

Nao tenho certeza...mas acho q é isso mesmo!!

Abracao!!

Thursday, March 15, 2007 6:59:00 PM  
Blogger Victor Hugo Antinossi said...

No mês de julho não existe feriado!

Muito menos em Belo Horizonte, onde Atlético e Flamengo se enfrentam...

Caso seja nesta data, seria com certeza a segunda melhor renda para o Galo, perdendo apenas para o clássico contra o Cruzeiro.

Friday, March 16, 2007 7:07:00 AM  
Anonymous Anonymous said...

Para atlético, flamengo, sao paulo e os demais times, esse horarios prejudicam mto a renda e o espetaculo. Mas pro vasco eh de boa... torcedor do vasco eh na sua grande maioria empresários e banqueiros... têm poder aquisitivo e tempo pra ir nos jogos do vasco... sendo de tarde, de noite, dia de semana ou não! A gente nao precisa trabalhar mesmo...
e se aumentarem o preço do ingresso... de boa também... nenhuma diferença pra nós!

Friday, March 16, 2007 9:05:00 AM  
Anonymous Anonymous said...

Julho é ferias...De boooaaa
Vou ver os jogos la de Alcobaça!!

Friday, March 16, 2007 8:00:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

q mes nao eh ferias pro meu filho gu?

Saturday, March 17, 2007 7:50:00 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home