Saturday, July 21, 2007

O embalo que vem das arquibancadas

Há alguns anos, é normal assistirmos cenas de violência nos principais estádios do país. Geralmente, pessoas com más intenções se infiltram nas grandes torcidas organizadas dos clubes para fazer arrastões, roubos, além de arranjarem brigas que por várias vezes terminaram em mortes. Mesmo tentando coibir a presença dessas pessoas nas arquibancadas, estas torcidas podem ser consideradas as principais motivadoras de tantos transtornos. Com músicas recheadas de palavrões, pregando sempre o ódio aos times rivais, tudo isso acaba se tornando o principal “combustível” para uma guerra sem fim.
Mas nos últimos anos, tem chamado atenção movimentos de torcedores que buscam o apoio incondicional aos seus clubes, com belos cantos, que têm mudado essa antiga história. No Rio Grande do Sul, a Geral do Grêmio (foto ao lado) baseou em músicas argentinas para apoiar o tricolor gaúcho durante seus jogos. Em Minas Gerais, os cruzeirenses adotaram o canto “Vamos Vamos Cruzeiro” como segundo hino do clube, criada pela Torcida Fanati-Cruz. Já os rivais atleticanos fundaram em meio à ascensão do clube no ano passado o Movimento 105 Minutos, que durante os 90 minutos de jogo e os 15 minutos de intervalo não param de cantar. E por fim, a torcida do Botafogo em lua-de-mel com o excelente ano do clube sacode o Maracanã com o canto “E ninguém cala esse amor”. No jogo de inauguração do estádio Engenhão, os jogadores do alvinegro entraram na festa cantando a música, após a vitória de virada por 2 a 1 sobre o Fluminense.
Se ainda isso não se trata da principal solução, consegue pelo menos amenizar e abrilhantar os espetáculos que tantas vezes foram ofuscados e foram parar nas páginas policiais.


Confira abaixo as músicas que embalam os torcedores:

Geral do Grêmio: Cantamos todos com a Geral
http://www.youtube.com/watch?v=pOcMtlLH2SI

Torcida Fanati-Cruz: Vamos vamos Cruzeiro
http://www.youtube.com/watch?v=xnwTNkQyOVo

Movimento 105 Minutos: Sou Galo, Sou Galo
http://www.youtube.com/watch?v=2atvj4q8SE4

Torcida do Botafogo: E ninguém cala esse amor
http://www.youtube.com/watch?v=iN7zJeA-k-c&mode=related&search=


Foto: Site oficial da Geral do Grêmio: www.geraldogremio.com.br

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home