Friday, January 19, 2007

Lição para o futebol sul-americano e brasileiro

O Feyenoord está fora da Copa da UEFA. No dia 30 de novembro, a equipe enfrentou o Nancy fora de casa e perdeu por 3 a 0. Torcedores do time holandês lançaram bombas no gramado e a entrada de policiais foi necessária, para intervir na ação dos vândalos. O juiz suspendeu o jogo, e relatou o ocorrido na súmula.
Agora, o Feyenoord perdeu na primeira instância do processo aberto na justiça, e além de ter sido expulso da competição, terá que pagar uma multa de R$ 340 mil e jogar dois jogos com portões fechados.

O clube enfrentaria o clube inglês Tottenham no próximo dia 15 pela segunda fase da competição. A UEFA ainda não se pronunciou sobre o provável substituto.
Pelo menos fica a lição para - principalmente - os brasileiros de como uma severa punição deve ser tomada. No ano passado, torcedores do Grêmio criaram um enorme tumulto no clássico contra o Inter no estádio do rival ateando fogo em banheiros químicos (foto), e o clube só foi punido com dois jogos de portões fechados. Também no ano passado, o Colo-Colo saiu ileso de uma possível punição em um jogo pela Copa Sul-Americana. Na época, torcedores atiraram pedras no gramado, e uma delas atingiu um dos jogadores do Gimnasia La Plata. O clube venceu o mata-mata e avançou às semifinais do torneio.
Enquanto houver impunidade no futebol brasileiro e sul-americano, atos como estes serão freqüentemente vistos nos gramados e arquibancadas.
Foto: Neco Varella - Agência Estado

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Seu blog tá doido demais tchonga!
Bem escrito e abordando alguns assuntos q a imprensa não chega a abordar.
Futbusiness... já eraaaaaaaa!!!

Abraço Tchonguinha!
e vamo q vamo!

Monday, January 22, 2007 12:51:00 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home